Phpwebquest e Cmaptools: o papel da documentação no acesso aos softwares
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.1-7Resumen
Propomos aqui uma reflexão sobre a documentação de dois softwares educativos, Phpwebquest e CmapTools, com os objetivos de apresentar as duas ferramentas pedagógicas e, principalmente, perceber o papel desempenhado pela documentação no contexto de uso dos programas. Apresentaremos os formatos: tutorial, artigo, video-aulas, “ajuda”, dentre outros e sua classificação.Descargas
Citas
BARROS, Gílian Cristina. Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço. In: EscolaBR -Software Livre. Disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf. Acesso em 08 nov. 2008.
CAÑAS et al. The Network Architecture of CmapTools. In: Web site of IHMC ( Institute for Human & Machine Cognition), 2003.
CABRAL, Anderson Ricardo Yanzer. Como criar Mapas Conceituais utilizando o CmapTools. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Guaíba. Disponível em: http://guaiba.ulbra.tche.br/~yanzer/Manual_Cmap_Too ls.pdf. 2003.
CARVALHO, Rafael Nink de. Manual de Instalação do CmapTools no Linux Educacional 1.0. Disponível em: http://rafaelnink.com/blog/wpcontent/uploads/2007/10/manual_instalacao_cmaptools .pdf. s/d.
DUTRA, Ítalo Modesto & JOHANN, Stéfano Pupe. Por uma abordagem construtivista dos mapas conceituais. S/D. Disponível em: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod81772/artigomapasconstrutivismo.pdf. Acesso em 04 set. 2008.
INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE. Apostila de CmapTools 3.4. Disponível em: http://www.pucsp.br/pensamentomatematico/apostilacmaps.doc.2004.
MATTE, Ana Cristina Fricke. Software e imóveis. In: Under-Linux.org, Blog da Acris. Disponível em: http://under-linux.org/blogs/acris/103-software-eimoveis.html. Acesso em 11 nov. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.