A coisificação do “eu” e a personificação da “coisa” nas redes sociais: verdades e mentiras na formação das estruturas de identidades
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.67-76Palabras clave:
Redes Sociais. Psicanálise. Sociologia. Formação de Identidades.Resumen
O presente artigo tem como finalidade discorrer sobre os aspectos formadores das identidades e suas relações no mundo não-virtual, o que caracteriza a formação de falsas personalidades, ou identidades, para permitir aceitação nas Redes Sociais. Esse fenômeno afeta um grande número de pessoas devido a sua rápida propagação, causando incerteza sobre o que é mentira ou verdade nas relações virtuais. Nesse espaço virtual ocorre uma coisificação do EU e uma personificação da COISA. Aos traços das falsas identidades também se dão no nível psicológico, podendo, inclusive, ser analisados sob o ponto de vista psicanalítico, sociológico, filosófico e, até certo ponto, criminal, evidenciando as estruturas de personalidades desviantes.
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