Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS

Autores/as

  • Silvia Helena do Amaral Mousinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcia Spindola UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.19-31

Palabras clave:

Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores.

Resumen

O estágio praticado nos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ criou um vínculo concreto entre a teoria e a prática. O presente trabalho, desenvolvido pelas coordenações de Estágio Supervisionado III e IV, estabelece novas concepções e novos referenciais para a transdisciplinaridade, desmitificando o seu arcabouço eminentemente teórico ao promover e propor ações - junto aos alunos estagiários - que dotam de sentido a relação “visão transdisciplinar / opção de vida”. Essa nova forma de realizar o estágio está formando professores mais comprometidos e cientes do papel do educador, vindo deles o reconhecimento de que o encontro com o componente curricular Estágio Supervisionado foi decisivo para a consolidação de suas escolhas profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Helena do Amaral Mousinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenadora de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura- Física e Matemática-CEDERJ/UERJ. Professora aposentada de Física(Min. da Aeronáutica) e Matemática (Rede Municipal) com especialização em EJA.

Marcia Spindola, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Coordenadora de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura- Física e Matemática - CEDERJ/UERJ. Professora do Colégio Militar do Rio de Janeiro e Doutoranda em Políticas Públicas (UERJ).

Citas

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A-3ª edição, 2001. ALVES, Rubem. Entre a Ciência e a Sapiência – O Dilema da Educação. São Paulo: Edições Loyola – 18a edição, 2007.

ANTÔNIO, Severino. Educação e Transdisciplinaridade: Crise e reencantamento da aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BOFF, Leonardo. Nova era: a civilização planetária; desafios à sociedade e ao cristianismo. São Paulo: Ática, 1994.

CARVALHO, Edgar. Contracapa. In: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.

DELORS, Jacques Delors (Org.). Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999.

FÁVERO, M. L. A. Universidade e poder: análise crítica/fundamentos históricos: 1930-45. Rio de Janeiro: Achiamé, 1980.

FICHMANN, S. Formação de Formadores, Transdisciplinaridade e Tecnologia: uma Utopia? In: FRIAÇA, A. ALONSO, L. K; LACOMBE, M.; BARROS, V. M. Educação e Transdisciplinaridade III. São Paulo: Triom, 2005. p. 415-432.

FRIAÇA, A. ALONSO, L. K; LACOMBE, M.; BARROS, V. M. Educação e Transdisciplinaridade III. São Paulo: Triom, 2005.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Cortez, 2002.

GOUVÊA, Guaracira; OLIVEIRA, Carmem Irene. Educação a distância na formação de professores, viabilidades, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.

MOREIRA, Marco; MASINI. E. F. S. Aprendizagem Significativa: A teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo: Ed. Moraes, 1982.

MORIN, Edgar. Cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.

NASCIMENTO, Eliana G. do; OLIVEIRA, Vera Lucia B de. A História da ciência e o uso dos Mapas Conceituais: uma proposta para o ensino de Biologia. S/d. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/660-4.pdf. Acesso em: 20 set. 2012.

NICOLESCU, Basarab. A Evolução Transdisciplinar a Universidade – Condição para o Desenvolvimento Sustentável. Conferência no Congresso International "A Responsabilidade da Universidade para com a Sociedade". International Association of Universities, Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand, de 12 a 14 de novembro de 1997. Disponível em: http://ciret-transdisciplinarity.org/bulletin/b12c8por.php. Acessado em: 11 nov. 2013.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Ed. Triom. São Paulo. 2001.

RITTO, Antônio Carlos de Azevedo. Metodologia para produção de conhecimento socialmente robusto. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna Ltda, 2010.

SANTOS NETO, Elydio dos. Por uma educação transpessoal: a ação pedagógica e o pensamento de Stanislav Grof. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

SANTOS, Milton (Organização RIBEIRO, Wagner Costa). O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002.

SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de. Anexo 3: Carta da Transdisciplinaridade. In: SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de. Educação e transdisciplinaridade, II. coordenação executiva do CETRANS. – São Paulo : TRIOM, 2002, p. 192-197. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129707por.pdf. Acesso em: 06 nov. 2013. TAVARES, Clotilde. Iniciação à visão holística. Rio de Janeiro: Nova Era, 1993.

Publicado

03-08-2013

Cómo citar

MOUSINHO, S. H. do A.; SPINDOLA, M. Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 2, p. 19–31, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.19-31. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Educación y Tecnología