A produção de texto no ambiente online de aprendizagem Moodle: relato de experiência

Autores/as

  • Daniele de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.1-13

Palabras clave:

Educação a distância. Moodle. Relato de experiência. Artigo acadêmico.

Resumen

Neste trabalho faço um relato de minha experiência como tutora na disciplina online Oficina de Língua Portuguesa: leitura e produção de texto, oferecida pela Faculdade de Letras da UFMG. Para tanto, reflito sobre a Educação a Distância (BELLONI, 2008; SCHLEMMER, 2005), considerando o letramento digital e a autonomia do aluno e a produção colaborativa de textos e a mutação da relação com o saber (LÉVY, 1996; DUDZIAK, 2003). Discuto também o conceito de ambiente online de aprendizagem, aqui ilustrado pela plataforma Moodle, utilizada na Oficina. Por fim, apresento as etapas da confecção de um artigo acadêmico pelos alunos, a ser apresentado no evento online UEADSL.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Citas

BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2006.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2008.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf. Acesso em: 26 mar. 2012.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1988.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos (Coordenação) Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos, vol. 3.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 13-67.

MATTE, Ana Cristina Fricke. Análise semiótica da sala de aula no tempo da EAD. Revista Tecnologias na Educação, v. 1, 2009.

MORAN, José Manuel. Pedagogia integradora do presencial-virtual. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 9, 2002, São Paulo. Anais eletrônicos do IX Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2002. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2002/. Acesso em: 26 mar. 2012. NORONHA, Adriana Backx;VIEIRA, Amanda Ribeiro. A utilização da plataforma WebCT para desenvolvimento e implementação de disciplinas utilizando a internet. In: BARBOSA, Rommel Melgaço (org.) Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 169-182.

SCHLEMMER, Eliane. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. In: BARBOSA, Rommel Melgaço (org.) Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 29-49.

SNYDER, Ilana. Ame-os ou deixe-os: navegando no panorama de letramentos em tempos digitais. In: ARAÚJO, Júlio César; DIEB, Messias (Orgs.) Letramentos na Web. Gêneros, Interação e Ensino. Edições UFC: Fortaleza, 2009. p. 23-46.

TOTKOV, George. Virtual learning environments: towards new generation. International conference on computer system and technologies – CompSysTech 2003. Disponível em: http://ecet.ecs.ru.acad.bg/cst/Docs/proceedings/Plenary/P-2.pdf. Acesso em: 11 abr. 2012.

VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. Tradução José Cipolla Neto et al. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WILLIAMS, Bryan C. Moodle 1.4.3 For Teachers, Trainers and Administrators. 2005. Disponível em: http://download.moodle.org/download.php/docs/en/moodle_1.4.3_for_teachers_and_trainers.pdf. Acesso em: 14 abr. 2012.

Publicado

22-03-2014

Cómo citar

OLIVEIRA, D. de. A produção de texto no ambiente online de aprendizagem Moodle: relato de experiência. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 1–13, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.1-13. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16652. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Educación y Tecnología