A produção de texto no ambiente online de aprendizagem Moodle: relato de experiência

Auteurs

  • Daniele de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.1-13

Mots-clés :

Educação a distância. Moodle. Relato de experiência. Artigo acadêmico.

Résumé

Neste trabalho faço um relato de minha experiência como tutora na disciplina online Oficina de Língua Portuguesa: leitura e produção de texto, oferecida pela Faculdade de Letras da UFMG. Para tanto, reflito sobre a Educação a Distância (BELLONI, 2008; SCHLEMMER, 2005), considerando o letramento digital e a autonomia do aluno e a produção colaborativa de textos e a mutação da relação com o saber (LÉVY, 1996; DUDZIAK, 2003). Discuto também o conceito de ambiente online de aprendizagem, aqui ilustrado pela plataforma Moodle, utilizada na Oficina. Por fim, apresento as etapas da confecção de um artigo acadêmico pelos alunos, a ser apresentado no evento online UEADSL.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daniele de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Références

BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2006.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2008.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf. Acesso em: 26 mar. 2012.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1988.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

MACHADO, Ana Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos (Coordenação) Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos, vol. 3.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 13-67.

MATTE, Ana Cristina Fricke. Análise semiótica da sala de aula no tempo da EAD. Revista Tecnologias na Educação, v. 1, 2009.

MORAN, José Manuel. Pedagogia integradora do presencial-virtual. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 9, 2002, São Paulo. Anais eletrônicos do IX Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2002. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2002/. Acesso em: 26 mar. 2012. NORONHA, Adriana Backx;VIEIRA, Amanda Ribeiro. A utilização da plataforma WebCT para desenvolvimento e implementação de disciplinas utilizando a internet. In: BARBOSA, Rommel Melgaço (org.) Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 169-182.

SCHLEMMER, Eliane. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. In: BARBOSA, Rommel Melgaço (org.) Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 29-49.

SNYDER, Ilana. Ame-os ou deixe-os: navegando no panorama de letramentos em tempos digitais. In: ARAÚJO, Júlio César; DIEB, Messias (Orgs.) Letramentos na Web. Gêneros, Interação e Ensino. Edições UFC: Fortaleza, 2009. p. 23-46.

TOTKOV, George. Virtual learning environments: towards new generation. International conference on computer system and technologies – CompSysTech 2003. Disponível em: http://ecet.ecs.ru.acad.bg/cst/Docs/proceedings/Plenary/P-2.pdf. Acesso em: 11 abr. 2012.

VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. Tradução José Cipolla Neto et al. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WILLIAMS, Bryan C. Moodle 1.4.3 For Teachers, Trainers and Administrators. 2005. Disponível em: http://download.moodle.org/download.php/docs/en/moodle_1.4.3_for_teachers_and_trainers.pdf. Acesso em: 14 abr. 2012.

Téléchargements

Publiée

22-03-2014

Comment citer

OLIVEIRA, D. de. A produção de texto no ambiente online de aprendizagem Moodle: relato de experiência. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 1–13, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.1-13. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16652. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Éducation et Technologie