O semissimbolismo na dança
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.148-157Palabras clave:
Semissimbolismo. Semiótica Francesa. Dança.Resumen
Há textos em que o plano da expressão funciona apenas como veículo do conteúdo, mas, em outros casos, o plano da expressão passa a fazer sentido e ser objeto de estudo quando há também uma relação entre uma forma de expressão e uma forma de conteúdo. Para a semiótica francesa, essa relação entre o plano de conteúdo e o plano da expressão é chamada de semissimbólica e é arbitrária porque é sempre fixada em determinado contexto. Por ser um caso particular de comunicação gestual (visual-auditiva), a dança se expressa sincreticamente, relacionacionando-se a seu percurso gerativo de sentido o plano da expressão e o plano do conteúdo, constituindo sistemas semissimbólicos. O objetivo desse artigo é promover uma aproximação entre a Dança e a Semiótica, focalizando, sob a luz da semiótica francesa, o sistema semissimbólico. Como aplicação, fazemos uma pequena análise do espetáculo de dança Le Sacre du Printemps, de Pina Bausch.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Ed. UNESP; Hucitec, 1998.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, D. L. P. de. A comunicação humana. In FIORIN, José Luiz. Introdução à Lingüística. São Paulo: Ed. Contexto, 2003.
FIORIN, J.L. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Ática, 1989.
FLOCH, J. M. Petites mytologies de l’oeil et de l’esprit: por une semiotique plastique. Paris/Amsterdam: Hadés/Benjamin, 1985.
GREIMAS, A. J. ; FOTANILLE, J. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: ática, 1993.
GREIMAS, A. Semiótica e ciências sociais. São Paulo: Cultrix, 1981.
GREIMAS, A. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.
GREIMAS, A. Langages: pratiques et langages gestuels. Paris: Didier/Larousse, 1968.
HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2006.
PIETROFORTE, A. V. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.
PIETROFORTE, A. V. Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.