Quais são os fatores que influenciam a utilização das redes sociais como meio para servir a pedagogia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25420

Palavras-chave:

Redes sociais, Formação de professores, Instrução multimédia, Tecnologia da informação

Resumo

As redes sociais são um elemento-chave nos tempos livres dos jovens e dos adolescentes. Mas a sua influência vai para além do campo do entretenimento, atingindo o ambiente educativo e de formação. Essas ferramentas podem apoiar e melhorar a aprendizagem dos estudantes, mas é evidente que também podem ser um incômodo ou um perigo potencial para os jovens. O objetivo desta investigação é descrever os perfis dos professores que utilizam as redes sociais como recursos para o seu ensino, tanto dentro como fora da sala de aula. Procura também conhecer as características que influenciam a sua incorporação como elementos de aprendizagem. Por esta razão, é realizada uma exploração secundária da base de dados PISA 2018. Ela contém os dados de 21.621 professores do ensino secundário das 19 regiões de Espanha. A análise multinível é utilizada como um método de análise de dados. Os resultados apontam para diferenças de utilização de acordo com as Comunidades Autônomas, mostrando a importância da idade do professor e o número de anos de experiência, tanto para a sua utilização na sala de aula como para cobrir as suas necessidades de formação. Um ensino de qualidade requer um compromisso com os recursos tecnológicos; por conseguinte, é decisivo conhecer esses elementos para planear professores e instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCÍVAR, Cedeño et al. Brecha digital entre estudiantes del área urbana y rural, a partir del estándar de saberes digitales mínimos propuestos por la Unesco. ReHuSo: Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales, Manabí, Ecuador, v. 2, n. 2, p. 1–17, May 2017. Available from:

ttps://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7047202.

AREA MOREIRA, Manuel; HERNÁNDEZ RIVERO, Víctor M.; SOSA ALONSO, Juan José. Modelos de

integración didáctica de las TIC en el aula. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, Huelva, España, v. 47, p. 79–87, 2016. DOI: 10.3916/C47-2016-08. Available from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5400275.

BEEMT, Antoine Van Den; THURLINGS, Marieke; WILLEMS, Myrthe. Towards an understanding of social media use in the classroom: a literature review. Technology, Pedagogy and Education, v. 29, n. 1, p. 35–55, 2020. DOI: 10.1080/1475939X.2019.1695657. Available from: https://doi.org/10.1080/1475939X.2019.1695657.

CERVERÓ, Gonzalo Almerich et al. Las competencias y el uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) por el profesorado: Estructura dimensional. REDIE: Revista Electrónica de Investigación Educativa, Baja California, México, v. 13, n. 1, p. 28–42, 2011. Available from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3677640.

COLL, César. El currículo escolar en el marco de la nueva ecología del aprendizaje. Aula de Innovación Educativa, Aula 219, n. 219, p. 31–36, Feb. 2013. Available from: http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/53975.

CORREA, Teresa. Digital skills and social media use: how Internet skills are related to different types of Facebook use among ‘digital natives’. Information, Communication & Society, Routledge, v. 19, n. 8, p. 1095–1107, 2015. DOI: 10.1080/1369118X.2015.1084023. Available from:

https://doi.org/10.1080/1369118X.2015.1084023.

CORTINA, Ada Freitas; BOUMADAN, Moussa; PAREDES-LABRA, Joaquín. La organización de las

escuelas que acogen programas de un ordenador por niño y el papel de los estudiantes excluidos. Análisis de 5 casos en España. Revista Iberoamericana de Educación, v. 79, n. 1, p. 175–193, 2019. DOI: 10.35362/rie7913332. Available from: https://rieoei.org/RIE/article/view/3332.

CRUZ PICHARDO, Ivanovnna Milqueya. Percepciones en el uso de las redes sociales y su aplicación en la enseñanza de las matemáticas. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, n. 48, p. 165–186, 2016. DOI: 10.12795/pixelbit.2016.i48.11. Available from: https://doi.org/10.12795/pixelbit.2016.i48.11.

DUART, Josep M. Internet, redes sociales y educación. RUSC Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, Barcelona, v. 6, n. 1, p. 1–2, 2009. DOI: 10.7238/rusc.v6i1.30.

ENGEN, Bård Ketil; GIÆVER, Tonje Hilde; MIFSUD, Louise. Guidelines and Regulations for Teaching Digital Competence in Schools and Teacher Education: A Weak Link? Nordic Journal of Digital Literacy, v. 10, n. 2, p. 69–83, 2015. Available from: https://www.idunn.no/dk/2015/02/guidelines_and_regulations_for_teaching_digital_competence_.

ESTADÍSTICA, Instituto Nacional de. Demografía y población. 2018. Available from:

https://www.ine.es/dyngs/INEbase/es/operacion.htm?c=Estadistica_C&cid=1254736176951&menu=ultiDatos&idp=1254735572981. Visited on: 15 June 2020.

GARCÍA GONZÁLEZ, José Luis; GARCÍA RUÍZ, Rosa. Aprender entre iguales con herramientas web 2.0 y twitter en la universidad. Análisis de un caso. Edutec Revista Electrónica De Tecnología Educativa, España, n. 40, a204, June 2012. DOI: 10.21556/edutec.2012.40.367. Available from: https://doi.org/10.21556/edutec.2012.40.367.

GARCÍA PÉREZ, Rafael; REBOLLO CATALÁN, Ángeles; GARCÍA PÉREZ, Curro. Relación entre las

preferencias de formación del profesorado y su competencia digital en las redes sociales. Bordón. Revista de Pedagogía, v. 68, n. 2, p. 137–153, Mar. 2016. DOI: 10.13042/Bordon.2016.68209. Available from: https://recyt.fecyt.es/index.php/BORDON/article/view/38809.

GÓMEZ, Marisol; ROSES, Sergio; FARIAS, Pedro. El uso académico de las redes sociales en universitarios. Comunicar, Málaga, España, v. XIX, n. 38, p. 131–138, 2012. DOI: 10.3916/C38-2012-03-04. Available from: http://dx.doi.org/10.3916/C38-2012-03-04.

GÓMEZ-GARCÍA, Melchor et al. Formación docente en línea a distancia. Un análisis de los perfiles y la opinión de los profesores. Revista Electrónica Interuniversitaria De Formación Del Profesorado, v. 23, n. 2, p. 95–111, abr 2020. DOI: 10.6018/reifop.423001. Available from: https://doi.org/10.6018/reifop.423001.

GUZMÁN-SIMÓNA, Fernando; GARCÍA-JIMÉNEZA, Eduardo; LÓPEZ-COBO, Isabel. Undergraduate students’ perspectives on digital competence and academic literacy in a Spanish University. Computers in Human Behavior, v. 74, p. 196–204, set 2017. DOI: 10.1016/j.chb.2017.04.040. Available from: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.04.040.

HUGHES, Joan E. et al. Preservice Teachers’ Social Networking Use, Concerns, and Educational

Possibilities: Trends from 2008-2012. Journal of Technology and Teacher Education, Society for Information Technology & Teacher Education, Waynesville, NC USA, v. 23, n. 2, p. 185–212, Apr. 2015. Available from: https://www.learntechlib.org/p/130448.

INSTEFJORD, Elen J.; MUNTHE, Elaine. Educating digitally competent teachers: A study of integration of professional digital competence in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 67, p. 37–45, 2017. ISSN 0742-051X. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.05.016. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X16302888.

LAW, Nancy; CHOW, Angela. Teacher Characteristics, Contextual Factors, and How These Affect the Pedagogical Use of ICT. In: LAW, Nancy; PELGRUM, Willem J.; PLOMP, Tjeerd (editions). Pedagogy and ICT Use. CERC Studies in Comparative Education. Dordrecht: Springer, 2008. v. 23. DOI: 10.1007/978-1-4020-8928-2_6. Available from: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-8928-2_6.

LÓPEZ-DE-AYALA, María-Cruz; VIZCAÍNO-LAORGA, Ricardo; MONTES-VOZMEDIANO, Manuel.

Hábitos y actitudes de los jóvenes ante las redes sociales: influencia del sexo, edad y clase social. Profesional de la Información, v. 29, n. 6, Nov. 2020. DOI: 10.3145/epi.2020.nov.04. Available from: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/86034.

MAYOR BUZÓN, Virginia; GARCÍA PÉREZ, Rafael; REBOLLO CATALÁN, Ángeles. Explorando factores predictores de la competencia digital en las redes sociales virtuales. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, n. 56, p. 51–69, Feb. 2019. DOI: 10.12795/pixelbit.2019.i56.03. Available from: https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/67393.

O’REILLY, Tim. What Is Web 2.0. 2005. Available from: https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html. Visited on: 25 June 2020.

PERAL, Begoña Peral; GAITÁN, Jorge Arenas; RAMOS, Ángel Francisco Villarejo. De la brecha digital a la brecha psico-digital: Mayores y redes sociales. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 45, p. 57–64, 2015. DOI: 10.3916/C45-2015-06. Available from: https://recyt.fecyt.es/index.php/comunicar/article/view/36817.

QUINTERO, Linda Castañeda. Aprendizaje Con Redes Sociales.Tejidos Educativos Para Los Nuevos Entornos. 1. ed. Sevilla: Editorial MAD, 2010.

QUINTERO, Linda Castañeda; ADELL, Jordi. Entornos Personales de Aprendizaje: claves para el ecosistema educativo en red. 1. ed. Alcoy: Marfil, 2013.

RODRÍGUEZ, Jesús M. Suárez et al. Las competencias del profesorado en tic: estructura básica. Educación XX1, v. 16, n. 1, 2013. ISSN 2174–5374. DOI: 10.5944/educxx1.16.1.716. Available from: http://revistas.uned.es/index.php/educacionXX1/article/view/716.

SÁNCHEZ-MARTÍNEZ, Mercedes; OTERO PUIME, Ángel. Usos de internet y factores asociados en adolescentes de la Comunidad de Madrid. Atención Primaria, v. 42, n. 2, p. 79–85, 2010. ISSN 0212-6567. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aprim.2009.05.004. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S021265670900314X.

SELWYN, Neil. Looking beyond learning: notes towards the critical study of educational technology. Journal of Computer Assisted Learning, v. 26, n. 1, p. 65–73, 2010. DOI: 10.1111/j.1365-2729.2009.00338.x. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2729.2009.00338.x.

SIEMENS, George. Connectivism: A learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 2, n. 1, p. 3–10, 2005. Available from: https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/Connectivism.pdf.

SPAIN, IAB. Estudio anual de Redes Sociales 2019. 2019. Available from: https://iabspain.es/estudio/estudio-anual-de-redes-sociales-2019/. Visited on: 20 June 2020.

TEJEDOR, Francisco Javier Tejedor; MUÑOZ-REPISO, Ana García-Valcárcel. Sociedad tecnológica e investigación educativa. Revista española de pedagogía, v. 70, n. 251, p. 5–26, 2012. Available from: https://revistadepedagogia.org/lxx/no-251/sociedad-tecnologica-e-investigacion-educativa/101400010222/.

TIMOTHY, Teo. Modelling Facebook usage among university students in Thailand: the role of emotional attachment in an extended technology acceptance model. Interactive Learning Environments, Routledge, v. 24, n. 4, p. 745–757, 2016. DOI: 10.1080/10494820.2014.917110. Available from: https://doi.org/10.1080/10494820.2014.917110.

WILLIAMS, Roy; KAROUSOU, Regina; MACKNESS, Jenny. Emergent learning and learning ecologies in Web 2.0. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 12, n. 3, p. 39–59, Mar. 2011. DOI: 10.19173/irrodl.v12i3.883. Available from: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/883.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

GÓMEZ-GARCÍA, M. .; BOUMADAN, M.; SOTO-VARELA, R.; GUTIÉRREZ-GARCÍA, Ángeles. Quais são os fatores que influenciam a utilização das redes sociais como meio para servir a pedagogia?. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e25420, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.25420. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25420. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia