Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47929Palabras clave:
Photovoice, Multiletramentos, PandemiaResumen
Neste trabalho, analisamos uma vivência educacional que combinou a técnica Photovoice e a Pedagogia Psicodramática, aliadas ao trabalho com linguagens na perspectiva dos multiletramentos, para a formação crítica de adolescentes. A partir de um projeto interdisciplinar, desenvolvido por meio de TDICs, buscou-se ampliar e integrar a visão dos estudantes acerca do cuidado tridimensional: eu-outro-meio ambiente. O projeto foi desenvolvido com alunos de 1º e 2º anos da educação profissional técnica de nível médio, no interior do Mato Grosso do Sul, Brasil, em 2021, durante a pandemia da Covid-19, momento em que se evidenciou ainda mais a necessidade de olhar para o “eu”, para as relações “eu-outro” e para as relações “nós-meio ambiente”. A partir dos registros fotográficos com o Photovoice, os participantes produziram textos multissemióticos utilizando a mixagem de linguagens e mídias digitais. Para este trabalho, selecionamos as etapas do projeto de ensino, o qual foi organizado em quatro fases: aquecimento inespecífico, aquecimento específico, dramatização e compartilhamento. Para efeito de análise, utilizamos a proposta dos multiletramentos e os quatro processos do conhecimento: experienciar o novo; conceitualizar com teoria; aplicar criativamente; e analisar criticamente. As análises permitiram observar o desenvolvimento de habilidades críticas acerca de questões socioambientais que impactam o cotidiano dos participantes.
Descargas
Citas
BALL, Stephen John. “Nova” filantropia, capitalismo social e política educacional. In: BALL, Stephen John (ed.). Educação Global S.A: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Paraná: Editora UEPG, 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [S. l.]: Brasília, DF: Presidência da República, 1996.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Inteligência artificial, pós-humanismo e Educação: entre o simulacro e a assemblagem. Dialogia, n. 44, e23906, abr. 2023. ISSN 1983-9294, 1677-1303. DOI: 10.5585/44.2023.23906. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23906. Acesso em: 25 nov. 2023.
CARVALHO, Djota. A Educação Está No Gibi. 1ª edição. [S. l.]: Papirus, mar. 2007. ISBN 9788530808228.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. (Economia, Sociedade e Cultura, v. 1).
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. São Paulo: Editora Unicamp, 2020.
DUBOC, Ana Paula Martinez; SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de. Delinking Multiliteracies and the Reimagining of Literacy Studies. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, p. 547–576, maio 2021. ISSN 1984-6398. DOI: 10.1590/1984-6398202117998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/TrwWgmtXdgLnDjnFtPNWFxh/. Acesso em: 25 nov. 2023.
GOMES, Marco Antonio Ferreira; FILIZOLA, Heloisa Ferreira; BOULET, René. Formação de voçorocas - Portal Embrapa. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/agricultura-e-meio-ambiente/manejo/reabilitacao-de-areas/formacao-de-vocorocas. Acesso em: 25 nov. 2023.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 25 nov. 2023.
KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. A new literacies sampler (cover plus introduction). Berna: Peter Lang Publishing, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
LIMA, Conceição. Hipertexto: produção textual na internet. Ribeirão Preto: Editora São Francisco, 2016.
MATO GROSSO DO SUL POR FAVOR. A história do Tereré no Brasil. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://msporfavor.com.br/blog/detalhes/47/a--historia-do-terere-no-brasil. Acesso em: 25 nov. 2023.
MONTE MÓR, Walkyria. The development of agency in a new literacies proposal for teacher education in Brazil. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin; BUZATO, Marcelo; JUNQUEIRA, Eduardo C. (ed.). New literacies, new agencies?: a brazilian perspective on mindsets, digital practices and tools for social action in and out of school. Nova York: Peter Lang Publishers, 2013. p. 126–146.
ROJO, Roxane (ed.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ROMAÑA, Maria Alicia. Pedagogia psicodramática e educação consciente: mapa de um acionar educativo. Campo Grande: Entre Nós, 2019.
SANTOS, Claudia Cristina de Sousa Rangel. Letramento com texto multimodal: uma experiência com as tiras de Mafalda. Revista Philologus, v. 51, n. 17, 2011. Disponível em: http://www.filologia.org.br/revista/51supl/28.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
WANG, Caroline; BURRIS, Mary Ann. Photovoice: Concept, Methodology, and Use for Participatory Needs Assessment. Health Education & Behavior, v. 24, n. 3, p. 369–387, jun. 1997. ISSN 1090-1981, 1552-6127. DOI: 10.1177/109019819702400309. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/109019819702400309. Acesso em: 25 nov. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciene Bomfim, Fabiana Biondo, Iasmin Maia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.