A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa

Autores

  • Raquel Tiemi Masuda Mareco Universidade Estadual de Maringá
  • Gelise Alfena Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.108-120

Palavras-chave:

Tecnologia. Educação. Linguística Textual. Mudança. Word.

Resumo

O avanço da tecnologia tem provocado mudanças consideráveis na sociedade e no perfil de nossos alunos nesses últimos anos (acesso à informação, modos de interação e comunicação, entre outros). Consequentemente, essas mudanças fazem com que haja grande necessidade de também se buscar alternativas nas metodologias utilizadas em sala de aula, a fim de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações e passe a atuar como protagonista dentro do processo educacional. Dessa forma, o computador pode instituir-secomo um recurso auxiliar do professor, pois ele possibilita ao aluno construir seu próprio conhecimento, de forma mais autônoma, para que atue no mundo e com o mundo. A partir dessas considerações, procuramos, neste trabalho, promover uma atividade diferenciada com alunos do 5º período do curso de Letras de uma instituição particular, utilizando a ferramenta “inserção de comentários”, disponível no editor de textos Word, com o objetivo de que esses graduandos pudessem refletir acerca dos aspectos de coesão e coerência necessários para que um texto apresente unidade, ou seja, textualidade. No final do processo, esses alunos redigiram um texto dissertativo-argumentativo expondo os principais requisitos necessários para que um texto possa ser considerado bem escrito, por assim dizer, de excelência. Com isso, constatamos que o processador de textos auxilia sobremaneira no processo de correção textual, porém, muitos discentes trazem arraigadas na sua prática a relação entre correção gramatical e correção textual como sinônimos.

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Biografia do Autor

Raquel Tiemi Masuda Mareco, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Gelise Alfena, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em linguística pela Universidade Estadual Paulista. Docente do curso de graduação em Letras da Universidade do Oeste Paulista.

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Publicado

10-06-2013

Como Citar

MARECO, R. T. M.; ALFENA, G. A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 1, p. 108–120, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.1.108-120. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16633. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia