A escrita em inglês como sistema adaptativo complexo: o desenvolvimento da fluência, precisão e complexidade gramatical por meio das TIC

Auteurs

  • Gisele Medina Nunes Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.49-67

Mots-clés :

Sistemas adaptativos complexos. Interlíngua. Habilidade escrita. Língua Inglesa.

Résumé

Na procura por uma abordagem que tratasse a aprendizagem de línguas de uma forma mais global e dinâmica, linguistas aplicados como Larsen-Freeman (1997) e Paiva (2005) recorreram às teorias do Caos/Complexidade como metáfora para tratar desse processo. Nessa perspectiva, defende-se que aprender uma língua é um sistema adaptativo complexo, porque reúne todas as suas características: é aberto, sensível a fatores externos e a condições iniciais, imprevisível, não-linear, regido por regras de baixo nível e auto-organizável. Esta pesquisa foi investigar o desenvolvimento da interlíngua em duas alunas de um curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Inglesa – de uma universidade federal em um blog. Foram analisadas fluência, precisão e complexidade gramatical dos textos publicados além do trabalho colaborativo realizado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gisele Medina Nunes, Universidade Federal de Pelotas

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

ÁREA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Références

BERTALANFFY, L. V. Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 1973.

BOHN, V. C. R. How the web 2.0 can help teachers in English language teaching: some suggestions. 2007. 36 f. Monografia (Bacharelado em Língua Inglesa) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

CHOMSKY, N. 'Review of “Verbal Behavior” by B. F. Skinner.' Language. 35, 1, 1959. p. 26-58 apud LIGHTBOWN, P.; SPADA N. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.

ELLIS, R. Second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997.

ELLIS, R.; BARKHUIZEN, G. Analysing Learner Language. Oxford: Oxford University Press, 2005.

FERREIRA, A. S. Interações em Curso de Inglês Instrumental mediado pelo computador: expectativas e resultados. 1998. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.

HUNT, W. Grammatical Structures at Three Levels. Michigan University: National Council of Teachers of English, 1965 apud ELLIS, R.; BARKHUIZEN, G. Analysing Learner Language. Oxford: Oxford University Press, 2005.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. London: Prentice-Hall International (UK) Ltd., 1981. _______. The Input Hipothesis: Issues and Implications. London: Longman, 1985.

LARSEN-FREEMAN, D.; LONG, M. An Introduction to Second Language Acquisition Research. New York: Longman, 1991.

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics. Oxford, v. 2, n. 18, 1997. p.141-165.

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Research methodology on language development from a complex systems perspective. Modern Language Journal. Malden, MA, n. 92 v.2, 2008. p. 200- 213.

LENNEBERG, E. Biological Foundations of Language. New York: Wiley, 1967 apud SELINKER, L. Interlanguage. IRAL. Boston, MA, v.10, n. 3, 1972. p. 209-231.

LEVY, M. Computer-assisted language learning. Oxford: Oxford University Press, 1997.

LEWIN, R. Complexidade: a vida no limite do caos. Tradução de Marta Rodolfo Schmidt. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LIGHTBOWN, P.; SPADA N. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.

LONG, M. Input and Second Language Acquisition Theory. In: GASS, S.; MADDEN, C. Input in second language acquisition. Rowley, Mass: Newbury House. 1985. p. 377-393 apud LIGHTBOWN, P.; SPADA N. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.

MOZZILLO, I. La Interlengua: producto del contactolingüístico en clase de lengua extranjera. Caderno de Letras. Universidade Federal de Pelotas, v. 11, n. 11, 2005. p. 65-75.

NUNES, G. A escrita em inglês como sistema adaptativo complexo: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de língua estrangeira por meio das TIC. 2013. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Letras), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. 100 p.

PAIVA, V. L. M. O. A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 1, n.1, 2001. p. 93-116. _______. Modelo fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, F.C. (Org.) Reflexão e Prática em ensino/aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora Clara Luz, 2005. p. 23-36.

RUEGG, R. Interlanguage Development: The Effect of Unfocused Feedback on L2 Writing. Intercultural Communication Studies XIX. Kanda University of International Studies, 1, 2010. p. 247-254.

SELINKER, L. Interlanguage. IRAL. Boston, MA, v.10, n. 3, 1972. p. 209-231.

SKINNER, B. Verbal Behavior. New York: Appleton-Century-Crofts, 1957.

VAN LIER, L. Interaction in the Language Curriculum: Awareness, Autonomy, and Authencity. London: Longman,1996 apud PAIVA, V. L. M. O. A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 1, n.1, 2001. p. 93-116.

VETROMILLE-CASTRO, R. Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 8, n. 1, 2008. p. 211-234.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WEINREICH, U. Languages in contact: Findings and Problems. Mouton De Gruyter. 1963. WOLFE-QUINTERO, K.; INAGAKI, S.; HAE-YOUNG, K. Second Language Development in Writing: Measures of Fluency, Accuracy and Complexity. Honolulu. HI: University of Hawai’i Press. 1998.

Téléchargements

Publiée

25-06-2014

Comment citer

NUNES, G. M. A escrita em inglês como sistema adaptativo complexo: o desenvolvimento da fluência, precisão e complexidade gramatical por meio das TIC. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 49–67, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.49-67. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16656. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Éducation et Technologie