A educação de surdos e a robótica pedagógica livre
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.2.136-147Mots-clés :
Educação de Surdos, Robótica Pedagógica Livre, Software Livre.Résumé
RESUMO:Neste artigo, defendemos a inserção dos fundamentos da Robótica Pedagógica Livre (RPL) em Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem (EMA), inclusive – e especialmente – na educação de Surdos. Propomos uma ação educativa baseada em kits didáticos para robótica desenvolvidos com materiais de baixo custo e/ou sucatas tecnológicas-eletroeletrônicas. Através da interação com esses materiais, os Surdos são estimulados a buscar soluções para diferentes situações-problemas que podem ser propostas pelo educador, pela turma ou pela comunidade escolar. Essas atividades concretas e lúdicas estimulam a criatividade, o raciocínio lógico, a curiosidade, o senso de crítico e a abstração, levando esses sujeitos a pensar e agir coletivamente. Por esse motivo, entendemos que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem potencializar o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos Surdos a partir de ações contextualizadas e significativas. Buscando fundamentar este texto, apresentamos um projeto sobre o tema que foi implementado em uma escola pública de Belo Horizonte (MG) e em dois projetos implementados em espaços multirreferenciais nas cidades de Porto Alegre (RS) e de São Paulo (SP), relacionando-os às bases teóricas referentes à temática.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Surdos; Robótica Pedagógica Livre; Software Livre.
ABSTRACT: In this article we advocate the inclusion of the foundations of Free Pedagogical Robotics (FPR) in Multireferential Space of Learning (MSL), including – and especially – in Deaf education. We propose an educational activity based in educacional kits for robotics developed with low-cost and/or technological electro-electronic-scrap materials. Through interaction with these materials, the Deaf are encouraged to seek solutions to different situations-problems that may be proposed by the educator, the class or the school community. These concrete and playful activities encourage creativity, logical reasoning, curiosity, sense of critical and abstraction, leading these individuals to think and act collectively. For this reason, we believe that the use of Information Technologies and Communication can enhance the development of cognitive abilities of the Deaf from the same contextualized and meaningful actions. Seeking to substantiate this article, we introduce a project on the topic that has been implemented in a public school in Belo Horizonte (MG) and two projects implemented in multireferential spaces in the cities of Porto Alegre (RS) and São Paulo (SP), relating the theoretical foundations concerning the subject.
KEYWORDS: Deaf Education; Free Pedagogical Robotics; Free Software.
Téléchargements
Références
BRASIL, MEC. Resolução CNE/CEB, n°2 de 11/09/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao2.pdf. Acesso em: 29 out. 2014. BUCCIO, M. I.; BUCCIO, Pedro Augustinho. Educação Especial: Uma história em construção. 2 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
CAPANEMA, R. Oficina gratuita em são paulo ensina a criar robozinhos usando sucata. Folha São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u459979.shtml. Acesso em: 06 out. 2014.
CÉSAR, D. R. Robótica Livre: Soluções tecnológicas livres em ambientes informatizados de aprendizagem na área da Robótica Pedagógica. 2004. Disponível em: http://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/artigos/artigo_sbc_fisl_2004_final_edu_fae_orig.pdf. Acesso em: 25 out. 2014.
CÉSAR, D. R. Robótica Pedagógica Livre. Congresso Estadual de Software Livre. Ceará. Revista CESOL, Jun/2008 (Edição Única). Disponível em: http://www.cesol.ufc.br/revista/Revista100dpi.pdf. Acesso em: 15 out. 2014.
CÉSAR, D. R. Potencialidades e limites da robótica pedagógica livre no processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos. Salvador: UFBA, 2009 (Dissertação). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16044/1/Dissertacao_mestrado_danilo_final_dez. Acesso em: 03 out. 2014.
CÉSAR, D. R. Robótica pedagógica livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento. Salvador: UFBA, 2013 (Tese). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16087/1/Tese_revisada_final.pdf. Acesso em: 03 out. 2014.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.
CHASSOT, A. Educação Consciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
FERNANDES, S. Educação de Surdos. Curitiba: Ibpex, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LACERDA, C.; POLETTI, J. E. A Escola Inclusiva para Surdos: a situação singular do intérprete de língua de sinais. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu: MG, 2004. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt15/t151.pdf. Acesso em: 28 out. 2014.
LIMA JR, A. S. de. Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet, Juazeiro, BA. FUNDESF, 2005.
MINETTO, M. de F. Currículo na Educação Inclusiva: entendendo esse desafio. 2 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
PAN, M. A. G. de S. A deficiência intelectual e a educação contemporânea. In: FACION, José Raimundo (Org). Inclusão Escolar e suas Implicações. 2. ed. Curitiba: Ed. IBPEX, 2008a.
PAN, M. A. G. de S. O direito à diferença. Uma reflexão sobre deficiência intelectual e educação inclusiva. Curitiba: Ed. IBPEX, 2008b.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.