Arnaldo Antunes, poesia primitiva

Auteurs

  • Jorge Fernando Barbosa do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.291-307

Mots-clés :

Arnaldo Antunes, poesia multimídia, hipertexto, Marshall McLuhan, aldeia global

Résumé

RESUMO: O artigo analisa a poesia multimídia de Arnaldo Antunes a partir de seu exercício de manipulação dos recursos materiais da palavra, tendo como base o deslocamento do espaço fixo da página do livro para a liberdade do universo de atuação do hipertexto. O trabalho, a partir da análise do poema “sem saída”, de Augusto de Campos, investiga também a poesia interativa, disponibilizada na internet, que tem como condição de desenvolvimento, a interação direta com o interlocutor. Além disso, o artigo analisa a posição de Arnaldo Antunes sobre o aproveitamento dos mais modernos recursos tecnológicos para o estabelecimento da “arte primitiva”, baseada na ideia de “aldeia global”, de Marshall McLuhan.

PALAVRAS-CHAVE: Arnaldo Antunes; poesia multimídia; hipertexto; Marshall McLuhan; aldeia global.



ABSTRACT: The article analyzes the multimedia poetry of Arnaldo Antunes from his exercise of manipulation of the word material resources, based on the displacement of fixed space from the page of the book to the freedom of the universe of hypertext performance. The work, from the analysis of the poem “sem saída”, by Augusto de Campos, also investigates interactive poetry, available on the internet, which has the direct interaction with the interlocutor as a condition of development. Furthermore, the article analyzes the position of Arnaldo Antunes on the use of the most modern technological resources for the establishment of the “primitive art”, based on the idea of “global village” of Marshall McLuhan.
KEYWORDS: Arnaldo Antunes; multimedia poetry; hypertext; Marshall McLuhan; global village.

Biographie de l'auteur

  • Jorge Fernando Barbosa do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Possui doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É revisor e professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação.

Références

ANTUNES, A. As coisas. Ilustrado por Rosa Moreau Antunes. 6a edição. São Paulo, Iluminuras, 1998[a]. (acompanha 1 disco compacto)

ANTUNES, A. Como é que chama o nome disso. São Paulo: Publifolha, 2006.

ANTUNES, A. 2 ou + corpos no mesmo espaço. São Paulo: Perspectiva, 1997.

ANTUNES, A. 40 escritos. Organizado por João Bandeira. São Paulo: Iluminuras, 2000.

ANTUNES, A. Ninguém. São Paulo: BMG Ariola, 1995. 1 disco compacto (49 min): digital, estéreo. 7432126593-2.

ANTUNES, A. et al. Nome. São Paulo: Sony/BMG/RCA, 2005. 1 disco compacto (44 min): digital, estéreo + 1 DVD. 8287673230-2.

ANTUNES, A. Psia. 4a edição. São Paulo, Iluminuras, 1998[b].

ANTUNES, A. O silêncio. São Paulo: BMG Ariola, 1997[b]. 1 disco compacto (54 min): digital, estéreo. 7432149321-2.

ANTUNES, A. Um som. São Paulo: BMG Ariola, 1998[c]. 1 disco compacto (57 min): digital, estéreo. 7432161012-2.

ANTUNES, A. Tudos. 3a edição. São Paulo: Iluminuras, 1993.

CAMPOS, A.; PIGNATARI, D.; CAMPOS, H. Teoria da poesia concreta – textos e manifestos 1950-1960. 4 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.

CAMPOS, A. de. Viva vaia – poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

CAMPOS, A. de. Não. São Paulo: Perspectiva, 2003.

CAMPOS, H. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.

ECO, H. Apocalípticos e integrados. Tradução de Pérola de Carvalho. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

CAMPOS, Augusto de. As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.

CAMPOS, A. de. Cibercultura. Tradução por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

McLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg: A formação do homem tipográfico. Tradução por Leonidas G. de Carvalho e Anísio Teixeira, 2ª ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução por Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1998.

McLUHAN, M.; FIORE, Q. O meio são as Massa-gens. Tradução de Ivan Pedro de Martins. Rio de Janeiro: Record, 1969.

MENEZES, P. Poética e visualidade: uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. Campinas: Ed. Unicampi, 1991.

MILLER, J. As ideias de McLuhan. São Paulo: Cultrix, 1982.

PIGNATARI, D. Informação. Linguagem. Comunicação. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1970.

PLAZA, J.; TAVARES, M. Processos criativos com os meios eletrônicos – poéticas digitais. São Paulo: Hacitec, 1998.

RISÉRIO, A. Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. São Paulo: Fundação Casa de Jorge Amado/Copene, 1998.

TITÃS. Cabeça dinossauro. São Paulo: WEA, s/d. 1 disco compacto (38 min): digital, estéreo. 0229255122-2.

WISNIK, J. M. Sem receita – Ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.

Sites consultados:

http://www.arnaldoantunes.com.br/. Acesso em: 15 abr. 2016.

http://www.ociocriativo.com.br/. Acesso em: 15 abr. 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=EDUFC_e4xuE&feature=related. Acesso em: 23 mai. 2016

http://www.youtube.com/watch?v=Hf2ut8JId90&feature=related Acesso em 23 mai. 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=ix4Mho07AkM&feature=related. Acesso em: 23 mai. 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=izpjN9qnDzg&feature=related. Acesso em: 23 mai. 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=RfWAVkcug0g&feature=related. Acesso em: 23 mai. 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=vrfwxrsYSls&feature=related. Acesso em: 23 mai. 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=yxmEv9qWhIs. Acesso em: 23 mai. 2016.

http://www2.uol.com.br/augustodecampos/. Acesso em: 23 mai. 2016.

Téléchargements

Publiée

28-12-2017

Numéro

Rubrique

Production Textuelle et Technologie

Comment citer

Arnaldo Antunes, poesia primitiva . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 291–307, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.291-307. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16775. Acesso em: 20 déc. 2024.

Articles similaires

1-10 sur 12

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.