Uso de recursos podcast e webquest no estudo do tema avaliação na educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.192-205Mots-clés :
tecnologias, ensino, formação de professorRésumé
RESUMO:As tecnologias de informação e comunicação estão presentes na vida das pessoas nas mais diversas esferas sociais. Na educacional, por exemplo, elas colaboram no sentido de otimizar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, é necessário que os profissionais da educação desenvolvam conhecimentos e competências para saber utilizar de maneira significativa todos esses recursos. Assim, este estudo busca discutir os resultados da aplicação das ferramentas podcast e webquest na apresentação do conteúdo “Avaliação na Educação Infantil” a alunos de uma escola pública localizada ao norte do Paraná, de um curso de formação de professores, modalidade Médio Integrado, voltado para formação de docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e analítica. Os resultados apontam que o uso da ferramenta podcast na prática pedagógica enriqueceu as tarefas propostas e executadas e despertou a autonomia e a criticidade nas respostas fornecidas pelos alunos. Além disso, as tarefas propostas aos alunos por meio da webquest despertaram maior interesse, curiosidade e entusiasmo nos alunos, os quais participaram de forma dinâmica e colaborativa, instigando-os a serem sujeitos ativos do processo de construção do próprio conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: tecnologias; ensino; formação de professor.
ABSTRACT:The Information and communication technologies are present in the lives of people in many different spheres. In education, for instance, they collaborate to optimize the teaching and learning process. However, it is necessary for professionals of education to develop knowledge and skills to know how to use these resources in a meaningful way. Thus, this study seeks to discuss the results of the application of the podcast and webquest tools used to present the content Assessment in Early Childhood Education to students of a teacher training course, Integrated High School modality, aimed at the training of Teachers of Early Childhood Education and Early Years of Teaching of a public school, located in the north of Paraná. For this, the types of bibliographic, field and analytical research were used. The results point out that the use of the podcast tool in pedagogical practice, enriched the tasks proposed and executed and awoke the autonomy and criticality in the answers provided by the students. In addition, the proposed tasks aroused greater interest and curiosity in the students, who participated in activities in a dynamic and collaborative way, being instigated to be active subjects of the process of building their own knowledge.
KEYWORDS: technologies; teaching; teacher training.
Téléchargements
Références
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo, Campinas. Autores Associados, 2008
BRASIL. Parecer CNE/CP 09/2001, de 8 de maio de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 mai. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.
BRASIL. Recursos da Internet para Educação: Webquest. Brasília: MEC, 2015. Disponível: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/. Acesso em: 12 jun. 2017.
CARVALHO, A. A. WebQuest: um desafio aos professores para os alunos. BragaPortugal. 2006. Disponível em: http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/WebQuest. Acesso em: 10 jun. 2017.
COELHO, L. C. A.; VIDAL, E M. Metodologia da problematização: critérios para análise de WebQuest. XIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (2008).
COUTINHO, C. P.; BOTENTTUIT, J. B. J. Blog e Wiki. (2007). Os futuros professores e as ferramentas da web 2.0. SIIE'2007, p. 14-16, nov. 2007. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf. Acesso em: 27 jun. 2017.
CRUZ, S. O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. (Org.). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd Portugal 2009. p. 65-80.
DODGE, B. Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet. The Distance Educator, v. 1, n. 2, p. 1-4, 1995.
DODGE, B. A Draft Rubric for Evaluating WebQuests 1998. Disponível em: http://edweb.sdsu.edu/WebQuest/WebQuestrubric.html . Acesso em: 30 ago. 2017.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 5. ed. Campinas: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).
MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999. MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
RAMOS, S. Tecnologias da Informação e Comunicação: conceitos básicos. out., 2008. Disponível em: http://livre.fornece.info/media/download_gallery/recursos/conceitos_basicos/TIC-Conceitos_Basicos_SR_Out_2008.pdf. Acesso em: 18 jun. 2017.
ROCHA, L. R. A Concepção de Pesquisa no Cotidiano Escolar: Possibilidades de Utilização da Metodologia WebQuest na Educação pela Pesquisa. 214f. 2007. Dissertação de Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso-BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10. p. 66-72.
VISEU, F.; Machado, V. Abordagem da estatística do 7°ano de escolaridade através de uma WebQuest. In: RODRIGUES et al. (Orgs.). Actas do ProfMAT, Barcarena: Associação de Professores de Matemática. 2003. p. 365-373.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.