As imagens do duplo e da mão na obra digital hipertextual 88 Constellations for Wittgenstein (to Be Played with the Left Hand), de DavidClark
DOI :
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.35555Mots-clés :
Ciberliteratura, Hipertextualidade, Percursos de leitura, Duplo, MãoRésumé
O presente artigo visa analisar os percursos temáticos em torno das imagens do duplo e da mão dentro da obra digital hipermídia 88 Constellations for Wittgenstein (to Be Played with the Left Hand), do artista canadense David Clark (2010). Para tanto, o artigo inicialmente procede à apresentação panorâmica do campo da literatura digital e de algumas questões terminológicas da área. Na sequência, apresenta-se uma descrição detalhada da estrutura e do funcionamento do corpus, bem como sua inserção no cânone da literatura eletrônica, antes de passar à análise propriamente dita dos percursos temáticos selecionados. As discussões empreendidas no artigo, por meio de close reading hipertextual, evidenciam a riqueza dessa obra digital e multimodal, que poderia ser lida em variados percursos interpretativos, dos quais destacamos duas rotas interpretativas construídas com base em recorrências temáticas entre fragmentos interconectados sobre vida e obra do filósofo austro-britânico Ludwig Wittgenstein. Além disso, o artigo reflete sobre os desafios para interpretação de uma obra hipertextual digital, ressaltando a importância das escolhas metodológicas para a análise de um objeto cultural com tais especificidades midiáticas e semióticas.
Téléchargements
Références
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2004.
CLARK, David. 88 Constellations for Wittgenstein (to Be Played with the Left Hand). [S.l.: s.n.], 2010. Disponível em: http://www.88constellations.net/88.html. Acesso em: 3 mai. 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v. 1.
ELO. Electronic Literature Organization – To facilitate and promote the writing, publishing, and reading of literature in electronic media. [S.l.: s.n.], 2010. Disponível em: https://eliterature.org/. Acesso em: 12 fev. 2018.
FUNKHOUSER, Chris. New directions in digital poetry. New York: Continuum, 2012. v. 1. (International texts in critical media aesthetics).
GAINZA, Carolina. Escrituras Electrónicas en América Latina. Producción Literaria en el Capitalismo Informacional. [S.l.: s.n.], fev. 2013. Disponível em: http://d-scholarship.pitt.edu/16833/. Acesso em: 6 abr. 2021.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014. (Entrecríticas).
GARRAMUÑO, Florencia. La literatura en un campo expansivo: y la indisciplina del comparatismo. Caderno de Estudos Culturais, v. 1, n. 2, p. 1–11, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/2190. Acesso em: 6 abr. 2021.
HAYLES, Katherine Nancy. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo: Global, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia Das Letras, 2016.
RETTBERG, Scott. Electronic literature. Cambridge: Polity Press, 2019.
SANTAELLA, Lucia. Para compreender a ciberliteratura. Texto Digital, v. 8, n. 2, p. 229–240, dez. 2012. DOI: 10.5007/1807-9288.2012v8n2p229. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/27337. Acesso em: 4 nov. 2021.
TAVARES, Gonçalo Manuel; HISSA, Cássio Eduardo Viana. De arte e de ciência: o golpe decisivo com a mão esquerda. In: HISSA, Cássio Eduardo Viana (Ed.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 125–150.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Silveira et Pereira 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.