Dispersos em tempos de economia da atenção
a tecnologia e nós
DOI :
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47843Mots-clés :
Tecnologia e Educação, Atenção, Economia da informação, HiperconectividadeRésumé
Este ensaio tem por objetivo trazer algumas reflexões sobre os efeitos do uso exacerbado da tecnologia nos dias de hoje e sobre o modo como isso afeta os sujeitos contemporâneos e sua capacidade de raciocínio complexo e de aprendizagem dentro e fora da escola. Essas reflexões se assentam sobre questões situadas na intersecção entre tecnologia e ciências humanas, como a superestimulação e a continuidade trazidas pelo uso das tecnologias digitais que se chocam com a necessidade de quietude e desaceleração para a aprendizagem e o raciocínio complexo. A intensificação do uso das tecnologias digitais que vivemos afeta o funcionamento do cérebro e dispersa a atenção, apontada como o principal ativo contemporâneo – donde o termo “economia da atenção” surge para substituir o de "economia da informação". Reflete-se também sobre qual o papel da escola no direcionamento de seus alunos quanto a essa mudança de paradigma.
Téléchargements
Références
ARENDT, Hannah. A crise da educação. In: ARENDT, Hannah (ed.). Entre o passado e o futuro. Tradução: Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BBC NEWS MUNDO. O que é a leitura profunda e por que ela faz bem para o cérebro. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59121175. Acesso em: ago. 2023.
CARR, Nicholas. The Shallows: How the Internet is Changing the Way We Think, Read and Remember. London: Atlantic Books, 2010.
CITTON, Yves. L’économie de l’attention. RDL, n. 11, mai–juin, 2013. Disponível em: https://www.yvescitton.net/wp-content/uploads/2013/10/Citton-EconomieAttention-RdL-11-2013.pdf. Acesso em: ago. 2023.
CRARY, Jonathan. On the Ends of Sleep: Shadows in the Glare of a 24/7 World. 2007. Disponível em: https://www.librarystack.org/on-the-ends-of-sleep-shadows-in-the-glare-of-a-247-world/. Acesso em: fev. 2023.
LASH, Scott. Formas tecnológicas de vida. Rev. Estudos de Sociologia, v. 8, n. 1, 2012. Traduzido por Jonathas Ferreira.
NORONHA, Ana C. C. Considerações semióticas sobre o uso da tecnologia digital em salas de aula. Estudos Semióticos, v. 15, n. 2, p. 280–291, 2019. DOI: 10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.159675.
NORONHA, Ana C. C. Semiótica, Educação e o uso da tecnologia digital em sala de aula. 2020. Tese – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, São Paulo.
PANG, Alex Soojung-Kim. The Distraction Addiction: Getting the Information You Need and the Communication You Want, Without Enraging Your Family, Annoying Your Colleagues, and Destroying Your Soul. [S. l.]: Little Brown e Company, 2013.
SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: Escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SIBILIA, Paula. O mal-estar do ilimitado. In: FEPAL. FRONTERAS: 33o Congresso Latino-Americano de Psicanálise. [S. l.: s. n.], 2020.
WOLF, Maryanne. Reader, Come Home: The Reading Brain in a Digital World. New York: Harper Paperback, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Carolina Cortez Noronha 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.