Dispersos em tempos de economia da atenção

a tecnologia e nós

Autores

  • Ana Carolina Cortez Noronha Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Assis, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4045-677X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47843

Palavras-chave:

Tecnologia e Educação, Atenção, Economia da informação, Hiperconectividade

Resumo

Este ensaio tem por objetivo trazer algumas reflexões sobre os efeitos do uso exacerbado da tecnologia nos dias de hoje e sobre o modo como isso afeta os sujeitos contemporâneos e sua capacidade de raciocínio complexo e de aprendizagem dentro e fora da escola. Essas reflexões se assentam sobre questões situadas na intersecção entre tecnologia e ciências humanas, como a superestimulação e a continuidade trazidas pelo uso das tecnologias digitais que se chocam com a necessidade de quietude e desaceleração para a aprendizagem e o raciocínio complexo. A intensificação do uso das tecnologias digitais que vivemos afeta o funcionamento do cérebro e dispersa a atenção, apontada como o principal ativo contemporâneo – donde o termo “economia da atenção” surge para substituir o de "economia da informação". Reflete-se também sobre qual o papel da escola no direcionamento de seus alunos quanto a essa mudança de paradigma.

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Publicado

08-03-2024

Como Citar

NORONHA, A. C. C. Dispersos em tempos de economia da atenção: a tecnologia e nós. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e47843, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47843. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47843. Acesso em: 28 abr. 2024.