Avaliação teórica de atividades de pronúncia baseadas em tecnologia de reconhecimento de fala para aprendizagem em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56636Palavras-chave:
Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador, Ensino da pronúncia, Aprendizagem de pronúncia, Reconhecimento Automático da Fala, InteligibilidadeResumo
O uso de tecnologias digitais em aulas de uma segunda língua (L2) tornou-se inevitável quando os professores precisaram enfrentar as restrições de mobilidade impostas pela pandemia do COVID-19. Nos países onde o acesso a recursos tecnológicos nas salas de aula ainda é limitado, a utilização de recursos digitais gratuitos para fins pedagógicos é uma alternativa valiosa. Este artigo apresenta uma reflexão sobre o uso de Reconhecimento Automático da Fala (ASR – Automatic Speech Recognition) aplicado no ensino e aprendizagem da pronúncia de L2. Três atividades que utilizam a tecnologia de ASR (Gottardi, 2023) são apresentadas e discutidas. A avaliação se apoia em critérios fornecidos por dois modelos teóricos. Foi adotado o referencial de ensino comunicativo da pronúncia (Celce-Murcia; Brinton; Goodwin, 2010), o qual inclui cinco etapas para o ensino de pronúncia e elaboração de materiais, contendo momentos de instrução explícita e tarefas de percepção e produção, com diferentes graus de feedback e mediação do professor. Recorremos aos critérios de Chapelle (2001) para avaliar atividades e softwares educacionais, o qual nos permitiu analisar as atividades de pronúncia em termos de: potencial de aprendizagem da língua, adequação ao aprendiz, foco no significado, autenticidade, impacto positivo e praticidade. Assim, os objetivos deste artigo pedagógico são: 1) discutir como a tecnologia de ASR pode auxiliar na prática da pronúncia de uma segunda língua; 2) fornecer exemplos práticos de atividades de pronúncia que fazem uso de ASR, mediadas por professores de L2; e 3) examinar a adequação pedagógica das atividades propostas. Por fim, implicações pedagógicas são discutidas em relação ao uso de ASR para a prática de pronúncia.
Downloads
Referências
BALDISSERA, Luana Garbin; TUMOLO, Celso Henrique Soufen. Apps for developing pronunciation in English as an L2. Revista X, v. 16, n. 5, p. 1355, 2021.
BURNS, Anne; SEIDLHOFER, Barbara. Speaking and pronunciation. In: SCHMITT, Norbert (ed.). An introduction to applied linguistics. 3. ed. London: Routledge, 2020. p. 240–258.
CARDOSO, Walcir. English syllable structure. In: KANG, Okim; THOMSON, Ron; MURPHY, John (eds.). The Routledge Handbook of Contemporary English Pronunciation. 1. ed. New York: Routledge, 2017. p. 122–136.
CARDOSO, Walcir. Technology for speaking development. In: DERWING, Tracey M.; MUNRO, Murray J.; THOMSON, Ron I. (eds.). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Speaking. 1. ed. London: Routledge, 2022. p. 299–313.
CELCE-MURCIA, Marianne; BRINTON, Donna M.; GOODWIN, Janet M. Teaching pronunciation: A course book and reference guide. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. Hardback with audio CDs (2).
CHAPELLE, Carol. Computer applications in second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
CHAPELLE, Carol. Evaluation of technology and language learning. In: CHAPELLE, Carol; SAURO, Shannon (eds.). The handbook of technology and second language teaching and learning. 1. ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc., 2017. p. 378–392.
CHUN, Dorothy; SMITH, Bryan; KERN, Richard. Technology in Language Use, Language Teaching, and Language Learning. The Modern Language Journal, v. 100, S1, p. 64–80, 2016. DOI: 10.1111/modl.12302.
CHUN, Dorothy M. Computer-assisted pronunciation teaching. In: CHAPELLE, Carol A. (ed.). The Concise Encyclopedia of Applied Linguistics. [S. l.]: Wiley Online Library, 2020. p. 213–223. DOI: 10.1002/9781119144038.ch24.
COLLINS, Laura; MUÑOZ, Carmen. The Foreign Language Classroom: Current Perspectives and Future Considerations. The Modern Language Journal, v. 100, S1, p. 133–147, 2016. DOI: 10.1111/modl.12305.
DAVIES, Graham. Computer-Assisted Language Education. In: BERN, Margie (ed.). Concise encyclopedia of applied linguistics. Amsterdam: Elsevier, 2006. p. 261–271.
DERWING, Tracey M.; MUNRO, Murray J. Pronunciation Fundamentals: Evidence-based perspectives for L2 teaching and research. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2015. DOI: 10.1075/lllt.42.
FOOTE, Jennifer A.; TROFIMOVICH, Pavel. Second language pronunciation learning: An overview of theoretical perspectives. In: KANG, Okim; THOMSON, Ron; MURPHY, John (eds.). The Routledge handbook of contemporary English pronunciation. London: Routledge, 2017. p. 75–90.
GONÇALVES, Alison Roberto; SILVEIRA, Rosane. A produção das vogais altas anteriores do inglês por aprendizes brasileiros. Fórum Linguístico, v. 11, p. 9–22, 2014. DOI: 10.5007/1984-8412.2014v11n1p9.
GONÇALVES, Alison Roberto; SILVEIRA, Rosane. Intelligibility research in Brazil: empirical findings and methodological issues. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, p. 51–81, 2015.
GOOGLE. Ten years of Google Translate. [S. l.: s. n.], 2016. Available from: https://blog.google/products/translate/ten-years-of-google-translate/. Visited on: 14 Mar. 2025.
GOOGLE TRANSLATE. Translate by speech - Computer - Google Translate Help. [S. l.: s. n.], 2024. Available from: https://support.google.com/translate/answer/6142468?hl=en&ref_topic=7011659. Visited on: 14 Mar. 2025.
GOTTARDI, William. Automatic Speech Recognition as a Pronunciation Teaching Resource: What Are the In-Service Teachers’ Perceptions of This Speech Technology? Mar. 2023. MA thesis – Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.
GOTTARDI, William; ALMEIDA, Janaina Fernanda de; TUMOLO, Celso Henrique Soufen. Automatic speech recognition and text-to-speech technologies for L2 pronunciation improvement: reflections on their affordances. Texto Livre, v. 15, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.37939.
GOTTARDI, William; SILVEIRA, Rosane. Automatic Speech Recognition as a Pronunciation Teaching Resource: In-Service Teachers’ Perceptions. In: PSLLT 14 - The Practice of Pronunciation. Ames, IA: Iowa State University Digital Press, 2024. Available from: https://www.iastatedigitalpress.com/psllt/article/id/17567/. Visited on: 14 Mar. 2025.
IBM. What Is a Chatbot? [S. l.: s. n.], 2024. Available from: https://www.ibm.com/topics/chatbots. Visited on: 14 Mar. 2025.
JORDÃO, Clarissa M. ILA-ILF-ILE-ILG: Quem dá conta? EAL-ELF-EFL-EGL: Same Difference? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, p. 13–40, 2014. DOI: 10.1590/s1984-63982014005000002.
JURAFSKY, Daniel; MARTIN, James H. Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing, Computational Linguistics, and Speech Recognition. 3. ed. [S. l.: s. n.], 2024. Available from: https://web.stanford.edu/~jurafsky/slp3/ed3book.pdf. Visited on: 14 Mar. 2025.
KERN, Richard. Twenty-first century technologies and language education: Charting a path forward. The Modern Language Journal, v. 108, n. 2, p. 515–533, 2024. DOI: 10.1111/modl.12929.
KIVISTÖ-DE SOUZA, Hanna; GOTTARDI, William. How well can ASR technology understand foreign-accented speech? Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 61, n. 3, p. 764–781, 2022. DOI: 10.1590/010318135124420221123.
LAI, Chun. Autonomous language learning with technology: Beyond the classroom. London: Bloomsbury Publishing, 2018.
LANE, Linda; BROWN, H. Douglas. Tips for teaching pronunciation: A practical approach. New York: Pearson Longman, 2010.
LEVIS, John. Revisiting the Intelligibility and Nativeness Principles. Journal of Second Language Pronunciation, v. 6, n. 3, p. 310–328, 2020. DOI: 10.1075/jslp.20038.lev.
LEVIS, John; SUVOROV, Ruslan. Automatic Speech Recognition. In: CHAPELLE, Carol A. (ed.). The Concise Encyclopedia of Applied Linguistics. [S. l.]: Wiley Online Library, 2020. p. 149–156. DOI: 10.1002/9781119144038.ch15.
LIAKINA, Natallia; LIAKIN, Denis. Speech technologies and pronunciation training: What is the potential for efficient corrective feedback? In: LEVIS, John M.; DERWING, Tracey M. (eds.). Second Language Pronunciation: Different Approaches to Teaching and Training. Berlin: De Gruyter Mouton, 2022. p. 287–312.
LIESHOUT, Catharina van; CARDOSO, Walcir. Google Translate as a Tool for Self-Directed Language Learning. Language Learning & Technology, v. 26, n. 1, p. 1–19, 2022.
LITTLEWOOD, William. Communicative language teaching: An expanding concept for a changing world. In: HINKEL, Eli (ed.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning, Volume II. New York: Routledge, 2011. p. 541–547.
MARTINS, Claudia Beatriz Monte Jorge; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, v. 10, n. 3, p. 247–255, 2012. DOI:
10.4013/cld.2012.103.05.
NICKOLAI, Dan; SCHAEFER, Emma; FIGUEROA, Paula. Aggregating the evidence of automatic speech recognition research claims in CALL. System, v. 121, 2024. DOI: 10.1016/j.system.2024.103243.
O’BRIEN, Mary Grantham; DERWING, Tracey M.; LEVIS, John M.; SARDEGNA, Veronica G. Directions for the future of technology in pronunciation research and teaching. Journal of Second Language Pronunciation, v. 4, n. 2, p. 182–207, 2018. DOI: 10.1075/jslp.17001.obr.
O’SHAUGHNESSY, Douglas. Trends and developments in automatic speech recognition research. Computer Speech & Language, v. 83, 2024. DOI: 10.1016/j.csl.2023.101558.
OLSON, Daniel J. Linking Linguistic Theory and Second Language Pedagogy: An Example from Second Language Pronunciation and Phonetics. In: SHEU, Vanessa; ZHOU, Alexis; WEIRICK, Joshua D. (eds.). Variation in linguistics: second language acquisition, discourse studies, sociolinguistics, syntax. Newcastle-upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2023. p. 26–45.
PENNINGTON, Martha C.; ROGERSON-REVELL, Pamela Mary. English pronunciation teaching and research. London: Palgrave Macmillan, 2019. v. 10, p. 978–988.
ROGERSON-REVELL, Pamela Mary. Computer-Assisted Pronunciation Training (CAPT): Current Issues and Future Directions. RELC Journal, v. 52, n. 1, p. 189–205, 2021. DOI: 10.1177/0033688220977910.
SANTOS, Fhelippe Waltelon Souza dos; KIVISTÖ-DE SOUZA, Hanna. Examining Vowel Intelligibility in Brazilian Portuguese EFL Learners: A Study Using Automatic Speech Recognition. Ilha do Desterro, v. 77, 2024. DOI: 10.5007/2175-8026.2024.e95566.
SILVEIRA, Rosane; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; GOTTARDI, William. Percepção, produção e inteligibilidade do inglês falado por usuários brasileiros. In: PERSPECTIVAS atuais de aprendizagem e ensino de línguas. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2017. p. 237–283.
SILVEIRA, Rosane; ZANCHET, Crystoffer E.; PEREIRA, Manuella Hinchingr. Affordances of Digital Technology for English Pronunciation Teaching: The Perspective of Brazilian Teachers. Veredas, v. 26, p. 1–25, 2022. DOI: 10.34019/1982-2243.2022.v26.37960.
SOLEIMANI, Hassan. Computer Assisted Language Learning: Theory and Practice. Tehran: Payame Noor University, 2021.
SONG, Liyan; HILL, Janette. A Conceptual Model for Understanding Self-Directed Learning in Online Environments. Journal of Interactive Online Learning, v. 6, n. 3, p. 27–42, 2007.
STANLEY, Graham. Language learning with technology: Ideas for integrating technology in the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
THOMSON, Ron I.; DERWING, Tracey M. The Effectiveness of L2 Pronunciation Instruction: A Narrative Review. Applied Linguistics, v. 36, n. 3, p. 326–344, 2015. DOI: 10.1093/applin/amu076.
UNESCO. Global Education Monitoring Report 2023: Technology in education – A tool on whose terms? 1. ed. Paris: Unesco, 2023.
ZIMMER, Márcia; SILVEIRA, Rosane; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Pronunciation Instruction for Brazilians: Student’s Book. Newcastle-upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2009.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
As atividades pedagógicas estão disponibilizadas como anexo no próprio texto do artigo.
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 William Gottardi, Rosane Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.








