Avaliação teórica de atividades de pronúncia baseadas em tecnologia de reconhecimento de fala para aprendizagem em sala de aula

Autores

  • William Gottardi Federal University of Santa Catarina, English: Linguistic and Literary Studies Program, Department of Foreign Languages and Literature, Florianópolis, SC, Brazil https://orcid.org/0000-0002-1291-3953
  • Rosane Silveira Federal University of Santa Catarina, English: Linguistic and Literary Studies Program, Department of Foreign Languages and Literature, Florianópolis, SC, Brazil https://orcid.org/0000-0003-0329-0376

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56636

Palavras-chave:

Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador, Ensino da pronúncia, Aprendizagem de pronúncia, Reconhecimento Automático da Fala, Inteligibilidade

Resumo

O uso de tecnologias digitais em aulas de uma segunda língua (L2) tornou-se inevitável quando os professores precisaram enfrentar as restrições de mobilidade impostas pela pandemia do COVID-19. Nos países onde o acesso a recursos tecnológicos nas salas de aula ainda é limitado, a utilização de recursos digitais gratuitos para fins pedagógicos é uma alternativa valiosa. Este artigo apresenta uma reflexão sobre o uso de Reconhecimento Automático da Fala (ASR – Automatic Speech Recognition) aplicado no ensino e aprendizagem da pronúncia de L2. Três atividades que utilizam a tecnologia de ASR (Gottardi, 2023) são apresentadas e discutidas. A avaliação se apoia em critérios fornecidos por dois modelos teóricos. Foi adotado o referencial de ensino comunicativo da pronúncia (Celce-Murcia; Brinton; Goodwin, 2010), o qual inclui cinco etapas para o ensino de pronúncia e elaboração de materiais, contendo momentos de instrução explícita e tarefas de percepção e produção, com diferentes graus de feedback e mediação do professor. Recorremos aos critérios de Chapelle (2001) para avaliar atividades e softwares educacionais, o qual nos permitiu analisar as atividades de pronúncia em termos de: potencial de aprendizagem da língua, adequação ao aprendiz, foco no significado, autenticidade, impacto positivo e praticidade. Assim, os objetivos deste artigo pedagógico são: 1) discutir como a tecnologia de ASR pode auxiliar na prática da pronúncia de uma segunda língua; 2) fornecer exemplos práticos de atividades de pronúncia que fazem uso de ASR, mediadas por professores de L2; e 3) examinar a adequação pedagógica das atividades propostas. Por fim, implicações pedagógicas são discutidas em relação ao uso de ASR para a prática de pronúncia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • William Gottardi, Federal University of Santa Catarina, English: Linguistic and Literary Studies Program, Department of Foreign Languages and Literature, Florianópolis, SC, Brazil

    Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2018), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade FAE Blumenau (2012) e mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (2023). Atualmente, é doutorando do mesmo programa que concluiu o mestrado. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Fonética e Fonologia da Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da fala e pronúncia de segunda língua (L2), uso de recursos digitais, especialmente inteligência artificial (IA), para o ensino de L2 e a cognição de professores em relação ao ensino de fala e pronúncia de uma L2. 

  • Rosane Silveira, Federal University of Santa Catarina, English: Linguistic and Literary Studies Program, Department of Foreign Languages and Literature, Florianópolis, SC, Brazil

    Possui graduação em Licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com bolsa sanduíche na UCLA. Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Linguística Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University, bolsa CAPES). Em 2014/2015, realizou estágio pós-doutoral junto à Concordia University (bolsa CAPES) e à UFMG. Em 2021/2022, desenvolveu estágio pós-doutoral junto à UFRGS. É coordenadora do grupo de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa, atuando na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Coordena, também, o Núcleo de Pesquisa e Ensino em Português Língua Estrangeira. É professora Associada III do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de linguística aplicada, com ênfase em língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes eixos: ensino de inglês como língua estrangeira, desenvolvimento fonológico português-inglês, metodologia de pesquisa quantitativa, ensino de português como segunda língua. Pesquisadora do CNPq, membro da Comissão de Fonética da ABRALIN e foi membro da Diretoria da ABRALIN 2022-2024. Foi coordenadora dos cursos de graduação do DLLE (2017-2019) e do Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC (2019-2021). Atuou como coordenadora e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Inglês, coordenadora dos cursos de Letras Línguas Estrangeiras e Secretariado Executivo; coordenadora do Exame CELPE-Bras na UFSC. É coordenadora administrativa da Rede Andifes - Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFSC e orientadora pedagógica da Andifes - IsF na área de Português como Língua Estrangeira.

Referências

BALDISSERA, Luana Garbin; TUMOLO, Celso Henrique Soufen. Apps for developing pronunciation in English as an L2. Revista X, v. 16, n. 5, p. 1355, 2021.

BURNS, Anne; SEIDLHOFER, Barbara. Speaking and pronunciation. In: SCHMITT, Norbert (ed.). An introduction to applied linguistics. 3. ed. London: Routledge, 2020. p. 240–258.

CARDOSO, Walcir. English syllable structure. In: KANG, Okim; THOMSON, Ron; MURPHY, John (eds.). The Routledge Handbook of Contemporary English Pronunciation. 1. ed. New York: Routledge, 2017. p. 122–136.

CARDOSO, Walcir. Technology for speaking development. In: DERWING, Tracey M.; MUNRO, Murray J.; THOMSON, Ron I. (eds.). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Speaking. 1. ed. London: Routledge, 2022. p. 299–313.

CELCE-MURCIA, Marianne; BRINTON, Donna M.; GOODWIN, Janet M. Teaching pronunciation: A course book and reference guide. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. Hardback with audio CDs (2).

CHAPELLE, Carol. Computer applications in second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

CHAPELLE, Carol. Evaluation of technology and language learning. In: CHAPELLE, Carol; SAURO, Shannon (eds.). The handbook of technology and second language teaching and learning. 1. ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc., 2017. p. 378–392.

CHUN, Dorothy; SMITH, Bryan; KERN, Richard. Technology in Language Use, Language Teaching, and Language Learning. The Modern Language Journal, v. 100, S1, p. 64–80, 2016. DOI: 10.1111/modl.12302.

CHUN, Dorothy M. Computer-assisted pronunciation teaching. In: CHAPELLE, Carol A. (ed.). The Concise Encyclopedia of Applied Linguistics. [S. l.]: Wiley Online Library, 2020. p. 213–223. DOI: 10.1002/9781119144038.ch24.

COLLINS, Laura; MUÑOZ, Carmen. The Foreign Language Classroom: Current Perspectives and Future Considerations. The Modern Language Journal, v. 100, S1, p. 133–147, 2016. DOI: 10.1111/modl.12305.

DAVIES, Graham. Computer-Assisted Language Education. In: BERN, Margie (ed.). Concise encyclopedia of applied linguistics. Amsterdam: Elsevier, 2006. p. 261–271.

DERWING, Tracey M.; MUNRO, Murray J. Pronunciation Fundamentals: Evidence-based perspectives for L2 teaching and research. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2015. DOI: 10.1075/lllt.42.

FOOTE, Jennifer A.; TROFIMOVICH, Pavel. Second language pronunciation learning: An overview of theoretical perspectives. In: KANG, Okim; THOMSON, Ron; MURPHY, John (eds.). The Routledge handbook of contemporary English pronunciation. London: Routledge, 2017. p. 75–90.

GONÇALVES, Alison Roberto; SILVEIRA, Rosane. A produção das vogais altas anteriores do inglês por aprendizes brasileiros. Fórum Linguístico, v. 11, p. 9–22, 2014. DOI: 10.5007/1984-8412.2014v11n1p9.

GONÇALVES, Alison Roberto; SILVEIRA, Rosane. Intelligibility research in Brazil: empirical findings and methodological issues. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, p. 51–81, 2015.

GOOGLE. Ten years of Google Translate. [S. l.: s. n.], 2016. Available from: https://blog.google/products/translate/ten-years-of-google-translate/. Visited on: 14 Mar. 2025.

GOOGLE TRANSLATE. Translate by speech - Computer - Google Translate Help. [S. l.: s. n.], 2024. Available from: https://support.google.com/translate/answer/6142468?hl=en&ref_topic=7011659. Visited on: 14 Mar. 2025.

GOTTARDI, William. Automatic Speech Recognition as a Pronunciation Teaching Resource: What Are the In-Service Teachers’ Perceptions of This Speech Technology? Mar. 2023. MA thesis – Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

GOTTARDI, William; ALMEIDA, Janaina Fernanda de; TUMOLO, Celso Henrique Soufen. Automatic speech recognition and text-to-speech technologies for L2 pronunciation improvement: reflections on their affordances. Texto Livre, v. 15, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.37939.

GOTTARDI, William; SILVEIRA, Rosane. Automatic Speech Recognition as a Pronunciation Teaching Resource: In-Service Teachers’ Perceptions. In: PSLLT 14 - The Practice of Pronunciation. Ames, IA: Iowa State University Digital Press, 2024. Available from: https://www.iastatedigitalpress.com/psllt/article/id/17567/. Visited on: 14 Mar. 2025.

IBM. What Is a Chatbot? [S. l.: s. n.], 2024. Available from: https://www.ibm.com/topics/chatbots. Visited on: 14 Mar. 2025.

JORDÃO, Clarissa M. ILA-ILF-ILE-ILG: Quem dá conta? EAL-ELF-EFL-EGL: Same Difference? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, p. 13–40, 2014. DOI: 10.1590/s1984-63982014005000002.

JURAFSKY, Daniel; MARTIN, James H. Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing, Computational Linguistics, and Speech Recognition. 3. ed. [S. l.: s. n.], 2024. Available from: https://web.stanford.edu/~jurafsky/slp3/ed3book.pdf. Visited on: 14 Mar. 2025.

KERN, Richard. Twenty-first century technologies and language education: Charting a path forward. The Modern Language Journal, v. 108, n. 2, p. 515–533, 2024. DOI: 10.1111/modl.12929.

KIVISTÖ-DE SOUZA, Hanna; GOTTARDI, William. How well can ASR technology understand foreign-accented speech? Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 61, n. 3, p. 764–781, 2022. DOI: 10.1590/010318135124420221123.

LAI, Chun. Autonomous language learning with technology: Beyond the classroom. London: Bloomsbury Publishing, 2018.

LANE, Linda; BROWN, H. Douglas. Tips for teaching pronunciation: A practical approach. New York: Pearson Longman, 2010.

LEVIS, John. Revisiting the Intelligibility and Nativeness Principles. Journal of Second Language Pronunciation, v. 6, n. 3, p. 310–328, 2020. DOI: 10.1075/jslp.20038.lev.

LEVIS, John; SUVOROV, Ruslan. Automatic Speech Recognition. In: CHAPELLE, Carol A. (ed.). The Concise Encyclopedia of Applied Linguistics. [S. l.]: Wiley Online Library, 2020. p. 149–156. DOI: 10.1002/9781119144038.ch15.

LIAKINA, Natallia; LIAKIN, Denis. Speech technologies and pronunciation training: What is the potential for efficient corrective feedback? In: LEVIS, John M.; DERWING, Tracey M. (eds.). Second Language Pronunciation: Different Approaches to Teaching and Training. Berlin: De Gruyter Mouton, 2022. p. 287–312.

LIESHOUT, Catharina van; CARDOSO, Walcir. Google Translate as a Tool for Self-Directed Language Learning. Language Learning & Technology, v. 26, n. 1, p. 1–19, 2022.

LITTLEWOOD, William. Communicative language teaching: An expanding concept for a changing world. In: HINKEL, Eli (ed.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning, Volume II. New York: Routledge, 2011. p. 541–547.

MARTINS, Claudia Beatriz Monte Jorge; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, v. 10, n. 3, p. 247–255, 2012. DOI:

10.4013/cld.2012.103.05.

NICKOLAI, Dan; SCHAEFER, Emma; FIGUEROA, Paula. Aggregating the evidence of automatic speech recognition research claims in CALL. System, v. 121, 2024. DOI: 10.1016/j.system.2024.103243.

O’BRIEN, Mary Grantham; DERWING, Tracey M.; LEVIS, John M.; SARDEGNA, Veronica G. Directions for the future of technology in pronunciation research and teaching. Journal of Second Language Pronunciation, v. 4, n. 2, p. 182–207, 2018. DOI: 10.1075/jslp.17001.obr.

O’SHAUGHNESSY, Douglas. Trends and developments in automatic speech recognition research. Computer Speech & Language, v. 83, 2024. DOI: 10.1016/j.csl.2023.101558.

OLSON, Daniel J. Linking Linguistic Theory and Second Language Pedagogy: An Example from Second Language Pronunciation and Phonetics. In: SHEU, Vanessa; ZHOU, Alexis; WEIRICK, Joshua D. (eds.). Variation in linguistics: second language acquisition, discourse studies, sociolinguistics, syntax. Newcastle-upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2023. p. 26–45.

PENNINGTON, Martha C.; ROGERSON-REVELL, Pamela Mary. English pronunciation teaching and research. London: Palgrave Macmillan, 2019. v. 10, p. 978–988.

ROGERSON-REVELL, Pamela Mary. Computer-Assisted Pronunciation Training (CAPT): Current Issues and Future Directions. RELC Journal, v. 52, n. 1, p. 189–205, 2021. DOI: 10.1177/0033688220977910.

SANTOS, Fhelippe Waltelon Souza dos; KIVISTÖ-DE SOUZA, Hanna. Examining Vowel Intelligibility in Brazilian Portuguese EFL Learners: A Study Using Automatic Speech Recognition. Ilha do Desterro, v. 77, 2024. DOI: 10.5007/2175-8026.2024.e95566.

SILVEIRA, Rosane; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; GOTTARDI, William. Percepção, produção e inteligibilidade do inglês falado por usuários brasileiros. In: PERSPECTIVAS atuais de aprendizagem e ensino de línguas. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2017. p. 237–283.

SILVEIRA, Rosane; ZANCHET, Crystoffer E.; PEREIRA, Manuella Hinchingr. Affordances of Digital Technology for English Pronunciation Teaching: The Perspective of Brazilian Teachers. Veredas, v. 26, p. 1–25, 2022. DOI: 10.34019/1982-2243.2022.v26.37960.

SOLEIMANI, Hassan. Computer Assisted Language Learning: Theory and Practice. Tehran: Payame Noor University, 2021.

SONG, Liyan; HILL, Janette. A Conceptual Model for Understanding Self-Directed Learning in Online Environments. Journal of Interactive Online Learning, v. 6, n. 3, p. 27–42, 2007.

STANLEY, Graham. Language learning with technology: Ideas for integrating technology in the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

THOMSON, Ron I.; DERWING, Tracey M. The Effectiveness of L2 Pronunciation Instruction: A Narrative Review. Applied Linguistics, v. 36, n. 3, p. 326–344, 2015. DOI: 10.1093/applin/amu076.

UNESCO. Global Education Monitoring Report 2023: Technology in education – A tool on whose terms? 1. ed. Paris: Unesco, 2023.

ZIMMER, Márcia; SILVEIRA, Rosane; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Pronunciation Instruction for Brazilians: Student’s Book. Newcastle-upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2009.

Downloads

Publicado

07-07-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

As atividades pedagógicas estão disponibilizadas como anexo no próprio texto do artigo.

Edição

Seção

Dossiê 2025: Contribuições das tecnologias para novas abordagens didáticas no ensino de línguas estrangeiras e tradução em situações de pandemia e pós-pandemia

Como Citar

GOTTARDI, William; SILVEIRA, Rosane. Avaliação teórica de atividades de pronúncia baseadas em tecnologia de reconhecimento de fala para aprendizagem em sala de aula. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e56636, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.56636. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/56636. Acesso em: 8 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)