Emoções e mudanças climáticas no Instagram
um estudo em contexto brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58661Mots-clés :
Mudanças climáticas, Emoções, Instagram, BrasilRésumé
Entendidas como as transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima, as mudanças climáticas ganham cada vez mais espaço no debate público. Neste artigo, objetivamos analisar as emoções expressas nos conteúdos brasileiros sobre o tema no Instagram. Partimos de uma amostra aleatória construída a partir de 1.067 posts sobre o tópico entre 2021 e 2022, coletada por meio do Crowdtangle. A identificação das emoções foi realizada a partir dos descritores da Human-Machine Interaction Network on Emotion e do Core Affect Model. Teoricamente, a investigação se situa em um campo multidisciplinar, compreendendo as discussões acerca das mudanças climáticas, estudo das emoções e redes sociais da internet. Como resultado, observou-se um número relativamente pequeno de publicações com expressão de emoções no corpus (18,5%). Destas, verificou-se a prevalência de emoções negativas (61,2%), como preocupação (23,7%) e desaprovação (20,7%). Em menor quantidade, emoções positivas (38,8%) como interesse (18,9%) e esperança (6,6%) também foram expressas. As análises apontam a necessidade de reflexões sobre as emoções identificadas, que de diferentes maneiras indicam um viés de atenção sobre as mudanças climáticas e possibilidades para lidar com o seu avanço.
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