A leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico

Autores

  • Heitor Felipe da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.353-368

Palavras-chave:

robótica pedagógica, letramento científico, democratização, conhecimento, ciência e tecnologia

Resumo

RESUMO:Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) acerca da democratização do conhecimento científico e das práticas de alfabetização e letramento científico com adoção da robótica pedagógica em tais práticas, a fim de consolidar resultados publicados em veículos dedicados à divulgação do conhecimento científico. O mapeamento sistemático da literatura foi realizado em 2018, considerando trabalhos entre os anos de 2010 a 2017. Como base de dados, inicialmente foram escolhidos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e posteriormente o Google Scholar. A partir da combinação de buscas foram recuperados quatro artigos, dos quais três foram considerados relevantes para extração e análise de dados via software EndNote. O mapeamento pode mostrar o quão pouco são realizados trabalhos voltados ao uso da robótica pedagógica como ferramenta de auxílio às práticas de democratização do conhecimento científico.

PALAVRAS-CHAVE: robótica pedagógica; letramento científico; democratização; conhecimento; ciência e tecnologia.

 

ABSTRACT:This article presents a Systematic Literature Mapping (MSL, in Portuguese) about the democratization of scientific knowledge and the practices of literacy and scientific literacy with the adoption of pedagogical robotics in such practices, in order to consolidate results published in vehicles dedicated to the dissemination of scientific knowledge. The systematic mapping of the literature was carried out in 2018, considering works between the years 2010 to 2017. As a database, the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were initially chosen, and later Google Scholar. From the combination of searches, four articles were retrieved, of which three were considered relevant for extraction and data analysis through EndNote software. The mapping can show how little work is done on the use of pedagogical robotics as a tool to help the practices of democratization of scientific knowledge.

KEYWORDS: pedagogical robotics; scientific literacy; democratization; knowledge; science and technology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando pelo programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação da Professora Doutora Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Joaquim Nabuco.

Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Pós-doutorado na área de Educação e Tecnologia na Universidade Aberta, em Portugal. Professora (Associado) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: cultura digital, cultura maker, narrativas digitais e transmidiáticas, redes sociais, estudos culturais, EaD e formação de professores.

Referências

CÉSAR, D. R. Potencialidades e limites da robótica pedagógica livre no processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

CÉSAR, D. R. Robótica pedagógica livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento. 2013. 220 f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Curso de Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2000.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, nº. 22, p. 89-100, jan-abr. 2003.

CULKIN, J. Introduction to Arduino. Introduction to Arduino. 5 set. 2011. Disponível em: http://www.jodyculkin.com/comics-2/introduction-to-arduino. Acesso em: 03 mar. 2017.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogenese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein, Liana di Marco, Nestor Jerusalinsky. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Tradução de Carlos Souza. In: JAGUARIBE, H. Desenvolvimento econômico e desenvolvimento político. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1969. p. 123-132. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/1127/1/FPF_OPF_01_0003.pdf. Acesso em: 19 jun. 2017.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

GOMES, P. M. R. A vulgarização de um vocabulário científico. TRADTERM, São Paulo, v. 2, p. 85-91, 1995.

INEP. OECD. PISA 2015 – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Matriz de avaliação de ciências. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2015/matriz_de_ciencias_PISA_2015.pdf. Acesso em: 12 mar. 2017.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Joint Technical Report (Software Engineering Group) – Keele University, [S.l.], 2004. 33 f. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf. Acesso em: 18 jan. 2018.

KRASILCHIK, M; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. OLIVEIRA, H. C. de; DA SILVA HOUNSELL, M.; KEMCZINSKI, A. Mapeamento sistemático de metodologias de desenvolvimento centrado no usuário para jogos sérios. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE), 25, Mato Grosso do Sul, 2014, Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Porto Alegre, 2014. p. 727-736.

PAULA, H. F.; LIMA, M. E. C. C. Educação em ciências, letramento e cidadania. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 3-9, 2007.

PEREIRA, J. C.; TEIXEIRA, M. do R. F. Alfabetização científica, letramento científico e o impacto das políticas públicas no ensino de ciências nos anos iniciais: uma abordagem a partir do PNAIC. X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X ENPEC, Águas de Lindóia, 2015. Anais… Águas de Lindóia, 2015. Disponível em: http://www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R1313-1.PDF. Acesso em: 08 mar. 2017. RUI, H. M. G. Ciência, técnica e tecnologia e suas implicações na sociedade moderna. Revista FACEVV, Vila Velha, nº. 8, jan-jun. 2012.

SABBATINI, M. Museos y Centros de Ciência Virtuales. Complementación y Potenciación del Aprendizaje de ciências a través de Experimentos Virtuales. 2004. 575f. Tese de Doutorado. Instituto Universitario de Ciencia de la Educación. Universidad de Salamanca, 2004.

SILVA, Í. D. et al. Mapeamento sistemático. Almanaque para popularização de ciência da computação. Metodologia científica e tecnológica. Série 6, v. 10, parte 4, 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

DE SOUZA, R. S.; CESAR, D. R. A educação de surdos e a robótica pedagógica livre. Texto livre: linguagem e tecnologia, v. 7, n. 2, p. 136-147, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/6396. Acesso em: 14 dez. 2018.

TEIXEIRA, J. N. Categorização do nível de letramento científico dos alunos de Ensino Médio. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

SILVA, H. F. da; CARVALHO, A. B. G. P. de. A leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 353–368, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.353-368. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Robótica Pedagógica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)