Os impactos da gamificação e a utilização de jogos educacionais nas aulas de língua inglesa

TOEFL iBT Produção Oral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24946

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Língua inglesa, Gamificação, Produção oral

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o potencial impacto da gamificação e da introdução de jogos educacionais na motivação e na proficiência linguística de estudantes de Língua Inglesa no decorrer de um curso de 16 horas de TOEFL iBT: Produção Oral em uma universidade pública do Estado do Paraná. Dentre os integrantes do curso, dois alunos de pós-graduação participaram ativamente da coleta dos dados. Durante as aulas, foram utilizados elementos diversificados de gamificação, e os jogos educacionais que contemplaram trabalho em grupo, competição, desenvolvimento da habilidade oral na língua estrangeira, pensamento rápido e tomada de decisões. Para analisar os impactos motivacionais, ao final do curso, foi aplicado um questionário acerca das percepções dos alunos sobre as práticas gamificadas e os jogos utilizados em sala de aula. Para a análise da proficiência linguística, foi conduzida uma análise de aprimoramento lexical utilizando o database interativo English Profile a partir de gravações de um mesmo teste realizado no início e no final do curso. Os resultados apontam que os estudantes acreditam que as aulas gamificadas e a utilização de jogos educacionais auxiliaram positivamente no processo de aprendizagem quanto a motivação, engajamento e autoconfiança. Por sua vez, a análise das gravações apontou que não houve ganhos significativos no que se refere ao aprimoramento linguístico da produção oral dos estudantes. Concluímos que, apesar de a gamificação mostrar-se como uma estratégia didática eficiente em relação ao envolvimento do estudante, faz-se necessário ampliar pesquisas e experiências didáticas que possam subsidiar dados mais aprofundados no âmbito do ensino de línguas estrangeiras.

 

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Biografia do Autor

Samantha Ramos , Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Letras, Língua Inglesa, Universidade Estadual de Londrina  (UEL) – Brasil- Paraná. Doutora em Estudos da Linguagem

Raquel Carlos, Universidade Estadual de Londrina

Graduada de Letras Inglês- Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná – Brasil.

Giovanna Mollero, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná – Brasil. Professora de Língua Inglesa.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

MELLO, D. E. de; RAMOS , S.; CARLOS, R.; MOLLERO, G. . Os impactos da gamificação e a utilização de jogos educacionais nas aulas de língua inglesa: TOEFL iBT Produção Oral . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 316–333, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24946. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24946. Acesso em: 28 mar. 2024.