Avaliando a motivação em sala

instrução centrada no estudante como meio de engajar alunos irresponsivos

Autores

  • Laura Ribeiro Araújo Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudo Literários, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3539-0980

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46068

Palavras-chave:

Gamificação, Motivação, Instrução centrada no estudante, Métodos de ensino de inglês

Resumo

Motivação na sala de aula é um aspecto central ao discutir os elementos necessários para um ambiente de aprendizagem bem-sucedido. Neste artigo, exploramos como salas de aula de inglês como língua estrangeira podem se beneficiar de abordagens centradas no estudante no que diz respeito à motivação. Para tanto, valemo-nos de um amplo conjunto de dados coletados por meio da observação de campo em uma escola pública brasileira e da experimentação de práticas de ensino online alicerçadas na noção de pesquisa-ação e conceitos centrais como instruções centradas no aluno, gamificação, afeto no ensino e motivação. Esperamos que este trabalho possa abrir espaços de reflexão para professores interessados nos usos de abordagens centradas no estudante, garantindo oportunidades de transformação positiva de seu ambiente de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Laura Ribeiro Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudo Literários, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH / UFMG) e licenciada em Letras Ensino de inglês também pela UFMG . É Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

20-09-2023

Como Citar

Avaliando a motivação em sala: instrução centrada no estudante como meio de engajar alunos irresponsivos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46068, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46068. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46068. Acesso em: 12 dez. 2024.

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