Avaliando a motivação em sala

instrução centrada no estudante como meio de engajar alunos irresponsivos

Autores

  • Laura Ribeiro Araújo Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudo Literários, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3539-0980

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46068

Palavras-chave:

Gamificação, Motivação, Instrução centrada no estudante, Métodos de ensino de inglês

Resumo

Motivação na sala de aula é um aspecto central ao discutir os elementos necessários para um ambiente de aprendizagem bem-sucedido. Neste artigo, exploramos como salas de aula de inglês como língua estrangeira podem se beneficiar de abordagens centradas no estudante no que diz respeito à motivação. Para tanto, valemo-nos de um amplo conjunto de dados coletados por meio da observação de campo em uma escola pública brasileira e da experimentação de práticas de ensino online alicerçadas na noção de pesquisa-ação e conceitos centrais como instruções centradas no aluno, gamificação, afeto no ensino e motivação. Esperamos que este trabalho possa abrir espaços de reflexão para professores interessados nos usos de abordagens centradas no estudante, garantindo oportunidades de transformação positiva de seu ambiente de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Laura Ribeiro Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudo Literários, Belo Horizonte, MG, Brasil

Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH / UFMG) e licenciada em Letras Ensino de inglês também pela UFMG . É Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

20-09-2023

Como Citar

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