Estado da arte sobre o uso educacional de dados abertos em artigos internacionais

ensinos superior e básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.53965

Palavras-chave:

Dados abertos, Uso educacional, Publicações internacionais, Ensino superior, Educação básica

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear publicações internacionais sobre o uso educacional de dados abertos nos ensinos superior e básico entre 2013 e 2023. Adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa, analisando 58 artigos obtidos de fontes como Directory of Open Access Journals, Google Scholar, Semantic Scholar, ResearchGate e Connected Papers. Os critérios de inclusão consideraram o período, o contexto educacional e a língua inglesa. A análise quantitativa focou no volume de publicações, áreas de conhecimento e localização geográfica, enquanto a análise qualitativa investigou desafios e potencialidades da integração de dados abertos na educação. Os resultados revelaram maior concentração de publicações na Europa (43 artigos) e nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, especialmente em Ciência da Computação. Observou-se também uma produção acadêmica modesta, com 41 artigos no ensino superior e 17 na educação básica, destacando-se a necessidade de mais estudos sobre o tema. As principais potencialidades incluem o desenvolvimento de competências analíticas e de pensamento crítico, enquanto os desafios envolvem questões de acessibilidade, confiabilidade dos dados e adequação pedagógica. Conclui-se que, embora os dados abertos possuam grande potencial pedagógico, sua aplicação efetiva requer políticas de suporte, capacitação docente e ferramentas adequadas para o contexto educacional, visando uma integração mais ampla e eficaz no currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Marcondes Diniz Biazi, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil / Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil

Doutoranda em Linguística Aplicada, linha de pesquisa - Linguagens e Tecnologias, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Letras-Inglês e Literatura correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Docente do Curso de Licenciatura Letras-Inglês e suas Literaturas, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná. Seus interesses de pesquisa são Linguagens e Tecnologias, Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira e Formação de Professores.

Referências

ALCANTARA, Williams; BANDEIRA, Judson; SOBRINHO, Armando; LIMA, André; ÁVILA, Thiago; BITTENCOURT, Ig; ISOTANI, Seiji. Desafios no uso de Dados Abertos Conectados na Educação Brasileira. In: IV Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. [S. l.: s. n.], 2020. p. 11–20. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340038963_Desafios_no_uso_de_Dados_Abertos_Conectados_na_Educacao_Brasileira. Acesso em: 16 out. 2024.

ALLIANCE, Data Pop. Beyond Data Literacy: Reinventing Community Engagement and Empowerment in the Age of Data. 2015. Disponível em: https://datapopalliance.org/wp-content/uploads/2015/11/Beyond-Data-Literacy-2015.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

ATENAS, Javiera; HAVEMANN, Leo. Open data and education. In: THE state of open data: Histories and Horizons. Cape Town e Ottawa: African Minds e International Development Research Centre, 2019. p. 91–102. Disponível em: http://stateofopendata.od4d.net. Acesso em: 16 out. 2024.

ATENAS, Javiera; HAVEMANN, Leo; PRIEGO, Ernesto. Open data as open educational resources: Towards transversal skills and global citizenship. Open Praxis, v. 7, n. 4, p. 377–389, 2015. Disponível em: https://openpraxis.org/35/volume/7/issue/4. Acesso em: 16 out. 2024.

BARRON, Brigid; SCHWARTZ, Daniel; VYE, Nancy; MOORE, Allison; PETROSINO, Anthony; ZECH, Linda; BRANSFORD, John. Doing with Understanding: Lessons from Research on Problem-and Project-Based Learning. The Journal of the Learning Sciences, v. 7, p. 271–311, 1998. Disponível em: http://doi.org/10.1207/s15327809jls0703%5C&4%5C_2. Acesso em: 16 out. 2024.

BHARGAVA, Rahul; D’IGNAZIO, Catherine. Designing Tools and Activities for Data Literacy Learners. In: WED Science: Data Literacy Workshop. Oxford, UK: [s. n.], 2015. Disponível em: https://www.media.mit.edu/publications/designing-tools-and-activities-for-data-literacy-learners/. Acesso em: 16 out. 2024.

BUZATO, Marcelo. Letramento digital e conhecimento. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede: Educação, Internet e Oportunidades. Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil: [s. n.], 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242229367_Letramentos_Digitais_e_Formacao_de_Professores. Acesso em: 16 out. 2024.

BUZATO, Marcelo. Dadificação, Visualização e Leitura do Mundo: quem fala por nós quando os números falam por si? Linguagem em Foco, v. 10, n. 1, p. 83–92, 2018.

CATALOG, The World Bank Data. The World Bank Data Catalog. 2018. Disponível em: https://datacatalog.worldbank.org/. Acesso em: 16 out. 2024.

CHARTER, Open Data. Principles. 2015. Disponível em: https://opendatacharter.net/principles/. Acesso em: 16 out. 2024.

COUGHLAN, Tim. The use of open data as a material for learning. Educational Technology Research and Development, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335485560_The_use_of_open_data_as_a_material_for_learning. Acesso em: 16 out. 2024.

DADOS ABERTOS, Portal Brasileiro de. Portal Brasileiro de Dados Abertos. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em: https://wiki.dados.gov.br/Default.aspx?Page=Politica-de-Dados-. Acesso em: 16 out. 2024.

DAVIES, Tim. Open data, democracy and public sector. 2010. Disponível em: http://practicalparticipation.co.uk/odi/report/wp-content/uploads/2010/08/How-is-open-governmentdata-being-used-in-practice.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

DECLARATION, Paris OER. Paris OER Declaration. 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687. Acesso em: 16 out. 2024.

EUROPE, Data. 2021. Disponível em: https://data.europa.eu/en. Acesso em: 16 out. 2024.

FOUNDATION, Open Knowledge. Open Knowledge Foundation. 2005. Disponível em: https://okfn.org/. Acesso em: 16 out. 2024.

GUY, Marieke. The Open Education Working Group: Bringing People, Projects and Data Together. In: MOUROMTSEV, D.; D’AQUIN, M. (ed.). Open Data for Education. [S. l.]: Springer, Cham, 2016. v. 9500. (Lecture Notes in Computer Science).

HMELO-SILVER, Cindy. Problem-Based Learning: What and How Do Students Learn? Educational Psychology Review, v. 16, p. 235–266, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/226053277_ProblemBased_Learning_What_and_How_Do_Students_Learn. Acesso em: 16 out. 2024.

INSTITUTE, Open Data. What is open data and why should we care? [S. l.: s. n.], 2017. Acesso em: 20 jul. 2024. Disponível em: https://theodi.org/what-is-open-data.

KASL, Elizabeth; MARSICK, Victoria; DECHANT, Kathleen. Teams as Learners. The Journal of Applied Behavioral Science, v. 33, p. 227–246, 1997. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Teams-as-Learners-Kasl-Marsick/366a8ee0c489c58b690119fb8704a86e691d6c18. Acesso em: 16 out. 2024.

KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: an introduction to its methodology. 2nd. [S. l.]: SAGE Publications, 1980.

KUKULSKA-HULME, Agnes; BEIRNE, Elaine; CONOLE, Grainne; COSTELLO, Eamon; COUGHLAN, Tim; FERGUSON, Rebecca; FITZGERALD, Elizabeth; GAVED, Mark; HERODOTOU, Christothea; HOLMES, Wayne; MAC LOCHLAINN, Conchur; NIC GIOLLA MHICHÍL, Mairead; RIENTIES, Bart; SARGENT, Julia; SCANLON, Eileen; SHARPLES, Mike; WHITELOCK, Denise. Innovating Pedagogy 2020: Open University Innovation Report 8. Milton Keynes: The Open University, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338991922_Innovating_Pedagogy_2020_Open_University_Innovation_Report_8. Acesso em: 16 out. 2024.

LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Ciência Aberta e suas Contribuições para a Educação Aberta. Revista Linguagem & Ensino, v. 25, especial, p. 141–155, 2022.

LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Letramento de Dados e suas Possibilidades para a Educação Científica em Língua/Linguagem. Revista Leia Escola, v. 23, n. 1, p. 62–81, abr. 2023.

LOBO, Alex; MAIA, Luiz Cláudio; PARREIRAS, Fernando. O impacto do uso de ferramenta de visualização de dados abertos como recurso de ensino e aprendizagem. Caderno de Geografia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil, v. 25, n. 44, p. 97–117, 2015.

PENTEADO, Bruno; BITTENCOURT, Ig; ISOTANI, Seiji. Dados abertos educacionais no Brasil e sua preparação para os dados abertos na web. In: CONFERENCE Brazilian Symposium on Computers in Education. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320344888_. Acesso em: 16 out. 2024.

PENTEADO, Bruno; BITTENCOURT, Ig; ISOTANI, Seiji. Exploratory analysis on the opening of education data in Brazil: how to improve the ecosystem of data on the Web? Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, v. 27, n. 1, p. 175–195, 2019.

SILVA, Heide. Qual a diferença entre Dados, Informação e Conhecimento. 2007. Disponível em: http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/tgs21_dados_info_conhec.htm. Acesso em: 16 out. 2024.

UNESCO. Corona Virus Media Watch launched by UNESCO’s International Research Centre on Artificial Intelligence in Slovenia. Mar. 2020. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/corona-virus-media-watch-launched-unescos-international-research-centre-artificial-intelligence. Acesso em: 16 out. 2024.

WOLFF, Annika; KORTUEM, Gerd; CAVERO, Jose. Urban Data in the primary classroom: bringing data literacy to the UK curriculum. In: DATA Literacy Workshop. Oxford: [s. n.], 2015. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/43855/. Acesso em: 16 out. 2024.

WORLD DEVELOPMENT REPORT. Data for Better Lives. 2021. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/35218/211600mm.pf. Acesso em: 16 out. 2024.

ZOSS, Angela. Designing public visualizations of library data. In: MAGNUSON, L. (ed.). Data Visualization: A Guide to Visual Storytelling for Librarians. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2016. p. 19–44.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

BIAZI, T. M. D. Estado da arte sobre o uso educacional de dados abertos em artigos internacionais: ensinos superior e básico. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e53965, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.53965. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/53965. Acesso em: 18 nov. 2024.