Comunidades #REA: análise de seus rastros no Twitter / #OER communities: analysis of their traces on Twitter

  • Terezinha Marcondes Diniz Biazi Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: comunidades e atores de Recursos Educacionais Abertos (REA), Twitter, análise de redes sociais, grafos de redes.

Resumo

RESUMO:Este artigo visa identificar a dinâmica de interação de comunidades globais de RecursosEducacionais Abertos (REA) na rede social Twitterno período de2012 a 2017. Buscamos evidenciar, por meio da Análise de Redes Sociais (SCOTT, 2012; RECUERO, 2014), os nós mais bem posicionados e que servem como pontes para troca de informação entre comunidades centrais e periféricas dentro da rede de REA. Para isso, foram produzidos três grafos a partir de métricas de centralidade de intermediação, de grau de entrada e de saída. Os resultados revelaram cinco pontes e sete grandes comunidades que se destacam nas interações dentro da rede. As cinco pontes são fundamentais na manutenção do fluxo de informação que parte das sete comunidades principais para regiões mais periféricas do circuito de REA. Seis comunidades e quatro pontes estão localizadas no Norte Global e uma comunidade e uma ponte encontram-se no Sul Global.

PALAVRAS-CHAVE: comunidades e atores de RecursosEducacionais Abertos (REA); Twitter; análise de redes sociais; grafos de redes.

 

ABSTRACT:This article aims at identifying the interaction dynamics of Open Educational Resources (OER) global communities on Twitter, from 2012 to 2017. Our purpose is to identify, by using Analysis of Social Networks (SCOTT, 2012; RECUERO, 2014), the best positioned nodes that serve as bridges for information exchange among central and peripheral OER communities within the network. Three graphs based on metrics of betweenness centrality, indegree and outdegree centralityare produced. The results show that five bridges and seven large communities prevail in interactions within the network. The five bridges are fundamental in maintaining the flow of information that emanates from the seven communities to more peripheral regions of the OER circuit. Six communities and four bridges are located in Global North and one community and one bridge are based in the Global South.

KEYWORDS: Open Educational Resources (OER) communities and actors; Twitter; social network analysis; network graphs.

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Biografia do Autor

Terezinha Marcondes Diniz Biazi, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Linguística Aplicada, linha de pesquisa - Linguagens e Tecnologias, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Letras-Inglês e Literatura correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Docente do Curso de Licenciatura Letras-Inglês e suas Literaturas, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná. Seus interesses de pesquisa são Linguagens e Tecnologias, Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira e Formação de Professores.

Publicado
2019-11-09
Seção
Educação e Tecnologia