FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFNMG – CAMPUS ARINOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.24529

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Pesquisa com egressos, Educação profissional

Resumo

Este artigo analisa como o Curso Técnico em Administração do IFNMG – Campus Arinos repercute na inserção social e profissional no Vale do Urucuia, a partir da visão dos egressos. Buscamos estudar o envolvimento dos alunos com as disciplinas ofertadas, seus interesses, realidades, dificuldades e o incômodo: qual o papel do Campus Arinos na formação destas pessoas? O Curso Técnico em Administração contribui para a inserção social e profissional dos alunos? Para este estudo foi feita a coleta primária de dois conjuntos de informações e dados, simultaneamente, sendo utilizada abordagem quantiqualitativa. A pesquisa de enfoque quantitativo com os egressos foi realizada mediante aplicação de questionário on-line com perguntas fechadas. Foram obtidos 118 conjuntos de respostas dos egressos de 161 questionários disponibilizados e realizadas 7 entrevistas, com um egresso de cada turma. A pesquisa revela forte aceitação do curso por parte dos alunos, no entanto, ressalta também limitações que afetam o desenvolvimento do egresso em relação à sua inserção profissional. Esperamos ter sinalizado pontos merecedores de reflexões por parte dos gestores da educação pública no Brasil.

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Biografia do Autor

Valdinice Mota, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Professora de Ensino Básico e Tecnológico do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG. Coordenadora do curso de Bacharelado em Administração – IFNMG – Campus Arinos

Denise Braga, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Coordenadora do curso de Licenciatura e Pedagogia – UFVJM. Docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

MOTA, V.; BRAGA, D. FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFNMG – CAMPUS ARINOS . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 169–180, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.24529. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/24529. Acesso em: 17 abr. 2024.

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