POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO DE SABERES NA INGLATERRA
O QUALIFICATION AND CREDIT FRAMEWORK
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.29075Palavras-chave:
Qualification and Credit Framework, Inglaterra, Política de reconhecimento de saberesResumo
Este artigo objetiva analisar o Qualification and Credit Framework, enquanto dispositivo voltado para o reconhecimento e certificação de saberes construídos na/pela experiência de trabalho no âmbito da Inglaterra. Para tal, realizamos pesquisas bibliográfica e documental, nas quais se buscou identificar as formas e instrumentos adotados para o reconhecimento e validação de saberes adotados no QCF. Além disso, visando aprofundar sobre a configuração do processo de reconhecimento de saberes, analisamos a estrutura dos referenciais para avaliação, bem como os instrumentos para a certificação da profissão de azulejista no país. A partir da discussão proposta, constatamos que o processo de avaliação e reconhecimento de saberes na Inglaterra constitui-se enquanto coleta de documentação comprovatória das competências dos sujeitos, orientada por critérios de avaliações que procuram listar todas as habilidades e conhecimentos considerados necessários para determinada profissão. Por fim, concluímos que a forma como se organiza o processo de reconhecimento de saberes pauta-se nos pressupostos da psicologia behaviorista, que pressupõe que as competências dos trabalhadores podem ser desveladas por meio da observação e questionamento aos trabalhadores, deixando de lado as imprevisibilidades do trabalho e o potencial criativo do trabalhador.
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