(DE) FORMAÇÃO DOCENTE: O ANTAGONISMO ENTRE A IDEALIZAÇÃO DA PROFISSÃO E OS ENTIMEMAS CONSTRUÍDOS / Teachers’ (mis) education: the antagonism between profession idealism and the built enthymemes

Autores

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

Palavras-chave:

Trabalho docente, (De)formação, Entinema

Resumo

Este artigo discute a pesquisa realizada com professores de uma escola pública, em que a análise em torno da formação pelo/no trabalho do exercício da profissão demonstrou antagonismos e evidenciou o sofrimento docente. A escolha da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com interlocução com a pesquisa quantitativa, foi uma opção que nos possibilitou descortinar a singularidade do trabalho docente, utilizando o aporte da abordagem ergológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.



Downloads

Publicado

2010-12-09

Como Citar

PASCHOALINO, J. B. de Q. (DE) FORMAÇÃO DOCENTE: O ANTAGONISMO ENTRE A IDEALIZAÇÃO DA PROFISSÃO E OS ENTIMEMAS CONSTRUÍDOS / Teachers’ (mis) education: the antagonism between profession idealism and the built enthymemes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 45–59, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8655. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)