(DE) FORMAÇÃO DOCENTE: O ANTAGONISMO ENTRE A IDEALIZAÇÃO DA PROFISSÃO E OS ENTIMEMAS CONSTRUÍDOS / Teachers’ (mis) education: the antagonism between profession idealism and the built enthymemes

Auteurs

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

Mots-clés :

Trabalho docente, (De)formação, Entinema

Résumé

Este artigo discute a pesquisa realizada com professores de uma escola pública, em que a análise em torno da formação pelo/no trabalho do exercício da profissão demonstrou antagonismos e evidenciou o sofrimento docente. A escolha da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com interlocução com a pesquisa quantitativa, foi uma opção que nos possibilitou descortinar a singularidade do trabalho docente, utilizando o aporte da abordagem ergológica.

Biographie de l'auteur

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
    Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.



Téléchargements

Publiée

2010-12-09

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Comment citer

(DE) FORMAÇÃO DOCENTE: O ANTAGONISMO ENTRE A IDEALIZAÇÃO DA PROFISSÃO E OS ENTIMEMAS CONSTRUÍDOS / Teachers’ (mis) education: the antagonism between profession idealism and the built enthymemes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 45–59, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8655. Acesso em: 24 déc. 2025.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice