(DE) FORMAÇÃO DOCENTE: O ANTAGONISMO ENTRE A IDEALIZAÇÃO DA PROFISSÃO E OS ENTIMEMAS CONSTRUÍDOS / Teachers’ (mis) education: the antagonism between profession idealism and the built enthymemes

Autores/as

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

Palabras clave:

Trabalho docente, (De)formação, Entinema

Resumen

Este artigo discute a pesquisa realizada com professores de uma escola pública, em que a análise em torno da formação pelo/no trabalho do exercício da profissão demonstrou antagonismos e evidenciou o sofrimento docente. A escolha da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com interlocução com a pesquisa quantitativa, foi uma opção que nos possibilitou descortinar a singularidade do trabalho docente, utilizando o aporte da abordagem ergológica.

Biografía del autor/a

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
    Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.



Publicado

2010-12-09

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

(DE) FORMAÇÃO DOCENTE: O ANTAGONISMO ENTRE A IDEALIZAÇÃO DA PROFISSÃO E OS ENTIMEMAS CONSTRUÍDOS / Teachers’ (mis) education: the antagonism between profession idealism and the built enthymemes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 45–59, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8655. Acesso em: 11 mar. 2025.

Artículos similares

1-10 de 914

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a