(DE) FORMAÇÃO DOCENTE: O ANTAGONISMO ENTRE A IDEALIZAÇÃO DA PROFISSÃO E OS ENTIMEMAS CONSTRUÍDOS / Teachers’ (mis) education: the antagonism between profession idealism and the built enthymemes

Auteurs

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

Mots-clés :

Trabalho docente, (De)formação, Entinema

Résumé

Este artigo discute a pesquisa realizada com professores de uma escola pública, em que a análise em torno da formação pelo/no trabalho do exercício da profissão demonstrou antagonismos e evidenciou o sofrimento docente. A escolha da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com interlocução com a pesquisa quantitativa, foi uma opção que nos possibilitou descortinar a singularidade do trabalho docente, utilizando o aporte da abordagem ergológica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.



Téléchargements

Publiée

2010-12-09

Comment citer

PASCHOALINO, J. B. de Q. (DE) FORMAÇÃO DOCENTE: O ANTAGONISMO ENTRE A IDEALIZAÇÃO DA PROFISSÃO E OS ENTIMEMAS CONSTRUÍDOS / Teachers’ (mis) education: the antagonism between profession idealism and the built enthymemes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 45–59, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8655. Acesso em: 13 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice