TRABALHO E EDUCAÇÃO: O DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA EM REDE PARA A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES / Work and education: the challenge for the construction of a network policy for workers formation

Autores

  • Gilmar Pereira da Silva UFPA
  • Doriedson do Socorro Rodrigues UFPA

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Qualificação Profissional.

Resumo

Neste artigo, problematizamos o desenvolvimento de um projeto de pesquisa - o LABORAR - envolvendo instituições e pesquisadores de realidades distintas - UFMG, UFPE, UFPA -, mas focados em um mesmo objeto, a relação trabalho e educação, com especificidade na qualificação profissional. Depreendemos que projetos dessa natureza permitem comparar as objetivações do capital para a qualificação do trabalhador e o posicionamento deste último diante de tais objetivações. Destacamos também a concepção de trabalho como princípio educativo permeando o desenvolvimento do projeto, na medida em que coloca em debate a posição determinante que tem o trabalho na elaboração do constructo social, permitindo inclusive a visualização das diferenças estruturais das diversas regiões do país, a partir da organização do trabalho em cada base da pesquisa.

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Biografia do Autor

Gilmar Pereira da Silva, UFPA

Doutor em Educação, professor do programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da UFPA – GEPTE.

Doriedson do Socorro Rodrigues, UFPA

Docente da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2012-03-29

Como Citar

SILVA, G. P. da; RODRIGUES, D. do S. TRABALHO E EDUCAÇÃO: O DESAFIO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA EM REDE PARA A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES / Work and education: the challenge for the construction of a network policy for workers formation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 153–164, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8673. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS