APROPRIAÇÕES DA INTERNET POR EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS DE BELO HORIZONTE (MG)

Autores

  • Reuber da Silva Fonseca Centro Universitário UNA
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Trabalho, Educação

Resumo

O problema que deu início a esta investigação nasceu da falta de conhecimentos disponíveis sobre como os empreendimentos da economia solidária poderiam, agora, contar com o apoio deste novo aliado, a Internet. Desta forma, este artigo tem como objetivo central conhecer e analisar apropriações da Internet por empreendimentos econômicos solidários (EES) de Belo Horizonte (MG). Buscou-se, ainda, identificar, a partir da visão de empreendedores econômicos solidários quais benefícios e limites se interpõem ao uso da Internet nos processos de interlocução com o mercado e a sociedade. Dada a natureza do objeto, foi necessário se beneficiar da abordagem metodológica qualitativa. A entrevista foi o instrumento de coleta de dados utilizado nesse estudo. Concluiu-se a partir da amostra estudada, doze EES intencionalmente selecionados, que na economia solidária do setor de vestuário de Belo Horizonte encontram-se avaliações favoráveis à inclusão digital, mas que tal posicionamento não significa plena apropriação da Internet e adesão à cultura digital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reuber da Silva Fonseca, Centro Universitário UNA

Professor da Pós-graduação do Centro Universitário UNA. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA

Coordenadora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA

Downloads

Publicado

2012-02-16

Como Citar

FONSECA, R. da S.; MACHADO, L. R. de S. APROPRIAÇÕES DA INTERNET POR EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS DE BELO HORIZONTE (MG). Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 49–61, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8707. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>