SABERES TECNOLÓGICOS, TEORIA DA ATIVIDADE E PROCESSOS PEDAGÓGICOS / Technological knowledge, Activity Theory and pedagogical processes
Palavras-chave:
Saberes tecnológicos, Teoria da Atividade, Processos pedagógicos.Resumo
Este artigo tem os objetivos de despertar a atenção e estimular o debate educacional sobre a inserção de saberes tecnológicos no sistema escolar e em currículos. Seu objeto consistiu das contribuições teórico-metodológicas de quatro autores para a discussão desse problema: Alicia Camilloni, André-Georges Haudricourt, Alexis N. Leontiev e Jacques Ginestié. O quadro teórico se constituiu de leitura interdisciplinar envolvendo abordagens críticas do currículo, o enfoque etnológico da tecnologia, a Teoria da Atividade e sobre metodologia da educação tecnológica e profissional a partir desses referenciais. Foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e suas conclusões reafirmam a importância da incorporação do saber do trabalho à formação humana; de considerar a tecnologia como ciência autônoma e das atividades humanas; da Teoria da Atividade para análise dos motivos que dão origem e impulsionam a atividade humana; da trilogia constituída pela atividade, linguagem e objeto como fundamento da educação tecnológica e profissional.Downloads
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Publicado
2013-05-10
Como Citar
MACHADO, L. R. de S. SABERES TECNOLÓGICOS, TEORIA DA ATIVIDADE E PROCESSOS PEDAGÓGICOS / Technological knowledge, Activity Theory and pedagogical processes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 77–93, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS