O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas

Autores

  • Fabiano Oliveira Moraes Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação, Saber camponês, Contos tradicionais

Resumo

Sabendo-se que o saber camponês tem sido subalternizado pelo saber científico hegemônico, e que ainda assim a figura do camponês representa, nas narrativas populares, um saber que se contrapõe ao saber dominante, o desafia, e até mesmo o ridiculariza, objetiva este trabalho: por um lado, identificar que lugar tais contos tradicionais ocupam na resistência contra-hegemônica ao paradigma moderno e que espaço o saber subalternizado, representado pelo personagem camponês, ocupa nesses textos; por outro lado, definir, com base nas abordagens críticas acerca do caráter híbrido da identidade do camponês e da renovação e esclarecimento do senso comum, que funções desempenham essas narrativas quando presentes na prática do educador no campo. A pesquisa bibliográfica, com base em Santos (2005, 2008) e em Hall (2003), situa o saber do camponês ante o paradigma moderno dominante, indica as características do sujeito camponês enquanto identidade híbrida e destaca possíveis configurações históricas da identidade do camponês. Analisa dois contos tradicionais a partir de categorias levantadas com base nos intercessores teóricos apresentados. Os resultados não apenas apontam para a necessidade de romper-se com a tendência de essencialização do sujeito camponês e reconhecer-se o caráter híbrido de sua identidade, mas também indicam que o resgate e a propagação de tais contos por parte dos educadores populares no campo viabilizam estratégias de negociação de posições.

Biografia do Autor

  • Fabiano Oliveira Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Doutorando em Educação pelo PPGE/CE/UFES Mestre em Linguística pelo PPGEL/CCHN/UFES Graduado em Letras-Português - UFES

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

O SABER CAMPONÊS NOS CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL: A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO NO CAMPO / Farmer’s knowledge in traditional tales of Brazil: the narrative in the education in rural areas. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 303–314, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8784. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

21-30 de 62

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.