APRESENTAÇÃO / Presentation

Auteurs

  • Dante Henrique Moura IFRN
  • Ailton Vitor Guimarães CEFET-MG

Mots-clés :

Dossiê, Apresentação, Trabalho e Educação

Résumé

As múltiplas e intricadas inter-relações entre trabalho e educação exigem dos pesquisadores desse campo um olhar cuidadoso, por excelência [...] porque não é possível analisar em profundidade a educação e a formação humana descolados da categoria trabalho [...] Considerando esse imbricamento entre trabalho e educação, é fundamental investigar como ele ocorre na sociedade capitalista, na qual a dimensão ontológica, ou ontocriativa, do trabalho foi subsumida a uma única face da sua dimensão histórica: trabalho restrito a emprego, o que reduz seu conceito à relação de compra e venda da força de trabalho por meio de um contrato (assimétrico). Nesse contexto, educar se confunde com formar para o mercado de trabalho. Além disso, na fase atual de hegemonia neoliberal, se desvanece o antes anunciado pleno emprego, pois não faz parte dessa racionalidade. Em seu lugar forja-se o conceito de empregabilidade: já que, naturalmente, não há emprego para todos, cabe a cada indivíduo tornar-se empregável, o mais empregável possível, para poder competir com os demais e chegar à frente na luta pelo emprego, cada vez mais precarizado, via subcontratações e subempregos a tempo, continuamente, parcial. Mesmo com todo esse esforço para tornar-se empregável, não há como garantir o emprego e, portanto, o indivíduo tem que ser empreendedor. Nesse sentido, empreendedorismo é a palavra de ordem na sociedade da hegemonia do capital. Assim, numa perspectiva crítica de análise, para além de compreender essas relações no modo capitalista de produção, é fundamental produzir conhecimentos que contribuam para o fortalecimento do trabalho, assumindo-o em sua dimensão ontológica, ou seja: nas relações estabelecidas entre o ser humano e a natureza, no sentido de transformá-la e alterar as condições naturais em vista da melhoria coletiva da qualidade da vida de homens e mulheres e, dessa forma, construir e transformar a própria história humana...

Biographies des auteurs

  • Dante Henrique Moura, IFRN
    Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri, Graduação em Engenharia Elétrica pela UFRN, Técnico em Eletrotécnica pela ETFRN. Professor do Núcleo de Formação Pedagógica e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), ambos no IFRN.
  • Ailton Vitor Guimarães, CEFET-MG
    Doutorado em Educação pela FaE/UFMG, Mestrado em Tecnologia pelo CEFET-MG, Especialização em Lazer e Licenciatura Plena em Educação Física pela EEFTO/UFMG. Professor do CEFET-MG.

Téléchargements

Comment citer

APRESENTAÇÃO / Presentation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 141–146, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9338. Acesso em: 5 juin. 2025.

Articles similaires

1-10 sur 405

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>