TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO / Technologies and Distance Education in Higher Education: use of active methodologies in an undergraduate course

  • José Armando Valente UNICAMP
Palavras-chave: Flipped classroom, Project based learning, Media Studies, Sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em projeto, Midialogia

Resumo

Digital information and communication technologies have contributed enormously to the development, reformulation and dissemination of Distance Education. Through these technologies it has been possible to establish different approaches to distance education and, more recently, with the feasibility of mobile wireless technologies, distance education activities have contributed to the implementation of active teaching and learning methodologies. The objective of the article is to discuss how technologies and distance education resources helped in the development of active methodologies, and how these methodologies were used in the discipline CS106 - Methods and Techniques of Research and Development of Products in Media Studies, given in the period of 2007 to 2016, as part of the course of Social Communication – Media Studies. The documentary method was used for the study of the activities carried out in the course based on records of students' work in the virtual learning environment. The results show that the active methodologies used were project-based learning and flipped classroom, and the production of the students, as well as their performance, can be considered of good quality. Also, attrition and failure in the course were practically non-existent.

___

As tecnologias digitais de informação e comunicação têm contribuído enormemente para o desenvolvimento, a reformulação e a disseminação da educação a distância. Por meio dessas tecnologias tem sido possível o estabelecimento de diferentes abordagens de educação a distância e, mais recentemente, com a viabilização do uso das tecnologias móveis sem fio as atividades de educação a distância têm contribuído para a implantação das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. O objetivo do artigo é discutir como as tecnologias e os recursos de educação a distância auxiliaram no desenvolvimento das metodologias ativas, e como essas metodologias foram usadas na disciplina CS106 - Métodos e Técnicas de Pesquisa e de Desenvolvimento de Produtos em Midialogia, ministrada no período de 2007 a 2016, como parte do curso de Comunicação Social – Midialogia. Para o estudo das atividades realizadas nas disciplinas foi utilizado o método documental, baseado em registros dos trabalhos dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados mostram que as metodologias ativas usadas foram a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida; e que a produção dos alunos, bem como o aproveitamento deles, podem ser considerados de boa qualidade. Além disso, a evasão e a reprovação na disciplina foram praticamente inexistentes.

Biografia do Autor

José Armando Valente, UNICAMP
Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da UNICAMP, Campinas, Brasil.
Publicado
2019-02-21
Como Citar
VALENTE, J. TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO / Technologies and Distance Education in Higher Education: use of active methodologies in an undergraduate course. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537, v. 28, n. 1, p. 97-113, 21 fev. 2019.