TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9871Palavras-chave:
Sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em projeto, MidialogiaResumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação têm contribuído enormemente para o desenvolvimento, a reformulação e a disseminação da educação a distância. Por meio dessas tecnologias tem sido possível o estabelecimento de diferentes abordagens de educação a distância e, mais recentemente, com a viabilização do uso das tecnologias móveis sem fio as atividades de educação a distância têm contribuído para a implantação das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. O objetivo do artigo é discutir como as tecnologias e os recursos de educação a distância auxiliaram no desenvolvimento das metodologias ativas, e como essas metodologias foram usadas na disciplina CS106 - Métodos e Técnicas de Pesquisa e de Desenvolvimento de Produtos em Midialogia, ministrada no período de 2007 a 2016, como parte do curso de Comunicação Social – Midialogia. Para o estudo das atividades realizadas nas disciplinas foi utilizado o método documental, baseado em registros dos trabalhos dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados mostram que as metodologias ativas usadas foram a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida; e que a produção dos alunos, bem como o aproveitamento deles, podem ser considerados de boa qualidade. Além disso, a evasão e a reprovação na disciplina foram praticamente inexistentes.
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