RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR E O CONHECIMENTO PRODUZIDO NO TRABALHO: DILEMAS DA EDUCAÇÃO DO ADULTO TRABALHADOR

Autores/as

  • Antônia Vitória Soares Aranha FAE/UFMG

Palabras clave:

conhecimento produzido no trabalho, conhecimento escolar, experiências de escolarização de adultos trabalhadores

Resumen

Este artigo pretende discutir a relação entre o conhecimento produzido no trabalho e o conhecimento escolar, em experiências de escolarização de adultos trabalhadores. Utiliza, como referência, uma rica experiência da Faculdade de Educação da UFMG e do Centro Pedagógico da UFMG: a complementação do Ensino Fundamental para adultos trabalhadores da área  de enfermagem. Procura problematizar essa relação ao mesmo tempo em que busca caracterizar esse adulto como portador de conhecimentos, independente da sua trajetória escolar. Apresenta o trabalho como um lugar privilegiado de aquisição/produção de conhecimento, sem, no entanto, idealizar esse conhecimento aí produzido.

Publicado

2012-10-26

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR E O CONHECIMENTO PRODUZIDO NO TRABALHO: DILEMAS DA EDUCAÇÃO DO ADULTO TRABALHADOR. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 103–114, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8978. Acesso em: 31 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 937

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>