O PLANFOR E A RECONCEITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Auteurs

  • Fernando Selmar Fidalgo FaE/UFMG
  • Lucília Regina de Souza Machado UNA

Mots-clés :

Planfor, Educação profissional, Política pública

Résumé

Este artigo recupera, nos documentos do PLANFOR, as justificativas utilizadas pelos formuladores desse plano para enunciá-lo como um novo conceito e uma nova institucionalidade de educação profissional para o Brasil. Sintetiza as principais dificuldades para a concretização das propostas formuladas por esse plano. Evidencia que tais dificuldades expressam as contradições que existem entre os elementos da formulação dessa política e entre esses e as formas que se revestem na implementação do Plano. A necessidade de mudanças de padrão e desenvolvimento social surge como principal elemento de constituição de paradigma realmente novo de educação profissional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Comment citer

FIDALGO, F. S.; MACHADO, L. R. de S. O PLANFOR E A RECONCEITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 6, p. 93–109, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9168. Acesso em: 19 sept. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

> >>