A integralidade, a partir do acolhimento, nas práticas de ensino clínico em uma faculdade de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2014.50.2.02Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Acolhimento, Pesquisa qualitativaResumo
Objetivo: Avaliar o acolhimento na prática assistencial e no projeto pedagógico de um curso de Odontologia.
Materiais e métodos: Este estudo foi realizado por metodologia qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa alunos e usuários da instituição, utilizando entrevistas semi-estruturadas, examinadas a partir da análise do conteúdo.
Resultados: Os resultados mostraram que o acolhimento está relacionado à disponibilidade de vagas aos usuários, ao relacionamento entre os membros da equipe e em relação à referência e contra referência dos usuários. O acolhimento na prática clínica não apresenta solidez. Conceitos e reflexões acerca do tema permearam os discursos, mas as práticas são principalmente conservadoras e antigas.
Conclusão: O acolhimento como atributo da integralidade da atenção ainda é um conceito em construção, uma reflexão que ainda não se concretizou. Observa-se a convivência de elementos a conquistar e alguns já em curso. É necessário que a prática do acolhimento seja objeto de discussão maior na faculdade, teorizando-a e tornando-a uma realidade de modo que todos os segmentos a percebam.
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