Perfil dos orientadores de bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e03

Palavras-chave:

Academias e institutos, Educação superior, Pesquisa em odontologia, Pesquisadores

Resumo

Objetivo: Traçar o perfil dos orientadores de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais durante uma década.

Métodos: Foi feita uma avaliação retrospectiva da formação, da carreira e da experiência de orientações na pós-graduação e na graduação dos professores da Instituição que orientaram alunos como bolsistas do Programa de Iniciação Científica de 2006 a 2016. Com base em informações dos currículos cadastrados na plataforma Lattes do CNPq, a produção intelectual dos docentes foi analisada, quanti e qualitativamente, Qualis 2015. Para avaliar a correlação entre o número de orientações de Iniciação Cientifica e as demais variáveis numéricas, foi usado o coeficiente de correlação de Spearman e para verificar se existia diferença entre o número de orientações de Iniciação Cientifica entre as categorias das variáveis categóricas, foram usados os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis.

Resultados: Pouco mais de 35% (n = 44) do total de professores da Instituição, com formações, tempo de titulação e níveis de carreira diversos, alocados nos 4 departamentos, orientaram bolsistas no período; dos quais 18 tinham orientações em andamento. Quase 90% destes apresentam vínculo com Programa de pós-graduação. As áreas responsáveis pelo maior número de bolsas vigentes são a Odontopediatria e Odontologia social e preventivas. O número de orientações de Iniciação Científica concluídas e em andamento por orientador apresentou correlação positiva e significante (rs , p < 0,05) com a produção científica qualificada (≥ B3) e com o número de orientações de pós-graduação stricto sensu, mas não esteve correlacionada a outras produções e orientações.

Conclusão: O perfil de orientadores de Iniciação Científica entre o período de 2006-2016 foi diversificado, com diferentes áreas de atuação, níveis de carreira e titulação. No entanto, observamos que a participação no Programa é pequena diante do total de docentes com titulação, capacidade de orientação e do número de alunos de graduação da Instituição. Isso se deve principalmente ao número de bolsas de Iniciação Científica não conseguir contemplar todos os professores que se inscrevem no programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fava-De-Moraes F, Fava M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspec. 2000;14(1):73-7.

Cavalcante RA, Barbosa DR, Bonan PRF, Pires MBO, Martelli-Junior H. Perfil dos pesquisadores da área de odontologia no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Rev Bras Epidemiol. 2008;11:106-13.

Lordelo JAC, Argôlo RF. Influências da iniciação científica na pós-graduação. Estud Aval Educ. 2015;26(61):168-91.

Aquino SN, Martelli DRB, Bonan PRF, Laranjeira AL, Martelli-Júnior H. Produção científica odontológica e relação com agências de financiamento de pesquisa. Arq Odontol. 2009;45:142-6.

Massi L, Queiroz SL. Estudo sobre a iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cad Pesqui. 2013;40(139):173-97.

Regalado A. Brazilian science: Riding a gusher. Science. 2010;330(6009):1306-12.

Bertolami CN. The role and importance of research and scholarship in dental education and practice. J Dent Educ. 2002; 66(8):918- 24.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes [base de dados na Internet]. Brasília (DF): CNPq. [acesso em: 2017 jan.] Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/ buscatextual/busca.do?metodo=apresentar

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plataforma Sucupira [base de dados na Internet]. Brasília (DF): CAPES. [acesso em: 2017 jan.] Disponível em: https:// sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/ consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/ listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

Clarivate Analytics. Journal Citation Reports (JCR) [base de dados na Internet]. Filadélfia, Pensilvânia (EUA): Clarivate Analytics. [acesso em: 2017 jan.] Disponível em: https://jcr-clarivate.ez27. periodicos.capes.gov.br

Pinto GS, Nascimento GG, Mendes MS, Ogliari FA, Demarco FF, Correa MB. Scholarships for scientific initiation encourage post-graduation degree. Braz Dent J. 2014;25(1):63-8.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Amaral-Freitas, G., Zarzar, P. M. P. de A., Paiva, S. M., Pordeus, I. A., & Ferreira, F. de M. (2020). Perfil dos orientadores de bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Arquivos Em Odontologia, 56. https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e03

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>