Associação entre o alfabetismo funcional e o reconhecimento da palavra bruxismo em adolescentes

Autores

  • Larissa Chaves Morais de Lima Universidade Estadual da Paraíba
  • Veruska Medeiros Martins Bernardino Universidade Estadual da Paraíba
  • Érick Tássio Barbosa Neves Universidade Estadual da Paraíba
  • Junia Maria Cheib Serra-Negra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda de Morais Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Saul Martins Paiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Flávia Granville-Garcia Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.35699/2178-1990.2021.29679

Palavras-chave:

Alfabetização em saúde, Bruxismo, Saúde bucal, Odontopediatria

Resumo

Objetivo: Avaliar a associação entre alfabetismo funcional e o reconhecimento da palavra “bruxismo” entre adolescentes.

Métodos: Foi um estudo transversal realizado em uma cidade de porte médio no Brasil. A amostra consistiu em 375 escolares de 12 anos e 368 de 15 a 19 anos selecionados aleatoriamente. Dois examinadores calibrados (Kappa > 0,80) aplicaram o instrumento de alfabetismo em saúde bucal validado para adolescentes o Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry – BREALD-30 e o reconhecimento da palavra “bruxismo” foi utilizado como variável dependente, além de um questionário sobre o alfabetismo funcional (Índice de Alfabetismo Funcional –INAF). Os pais/cuidadores responderam um questionário sociodemográfico. Foi realizada análise não-ajustada e regressão logística para amostras complexas (p < 0,05).

Resultados: No modelo final, os adolescentes de 12 anos que tiveram mais chances de não reconhecer a palavra “bruxismo” foram os de escola pública (OR = 2,83; 95% IC: 1,79-4,46; p = 0,001), sem plano de saúde (OR = 2,02; 95% IC: 1,21-3,37; p = 0,007) e com menor nível de alfabetismo funcional (OR = 2,66; 95% IC: 1,66-4,26; p < 0,001). Adolescentes de 15 a 19 anos que tiveram maior chance de não reconhecer a palavra “bruxismo” foram os com menor nível de alfabetismo funcional (OR = 3,29; 95% IC: 1,93-5,60; p < 0,001), que residiam com mais pessoas em casa (OR = 2,04; 95% IC: 1,02-4,11; p = 0,040), que tinham pais/responsáveis com baixo nível de escolaridade (OR = 1,97; 95% IC: 1,15-3,36; p = 0,013) e que nunca foram ao dentista (OR = 3,08;95% IC: 1,26-7,52; p = 0,03).

Conclusão: O reconhecimento do termo “bruxismo” entre os adolescentes de 12 anos foi influenciado pela presença de plano de saúde e por um maior nível de alfabetismo funcional. Na faixa etária maior, o maior nível de alfabetismo funcional, o menor número de pessoas em casa, a maior escolaridade do responsável e a ida ao dentista influenciaram no reconhecimento do termo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

United Nations Educational Scientific and Cultural Organization. Understanding of literacy. In: Education for All Global Monitoring Report 2006: Literacy for life; UNESCO: Paris, France; 2005. p. 147-59.

Vágvölgyi R, Coldea A, Dresler T, Schrader J, Nuerk HC. A review about functional illiteracy: definition, cognitive, linguistic, and numerical aspects. Front Psychol. 2016;7:1-13.

Owada K, Nielsen M, Lau CL, Yakob L, Clements ACA, Leonardo L, et al. Determinants of spatial heterogeneity of functional illiteracy among school-aged children in the Philippines: an ecological study. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(1):1-22.

Instituto Paulo Montenegro [homepage na Internet]. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro; [atualizada em 2020 Jan 17; acesso em 2021 Fev 09]. Brazilian national functional literacy index. 2009. Disponível em: http:// www.ipm.org.br/ ptbr/Paginas/ default.aspx

Garrett GM, Citi AM, Gansky SA. Parental functional health literacy relates to skip pattern questionnaire error and to child oral health. J Calif Dent Assoc. 2012;40(5):423-30.

Ferruzzi F, Martins JCLS, Mori AA, Santin GC, Kurihara E, Sabio S. Influence of educational materials on the hygiene and utilization habits of denture wearers. Gen Dent. 2015;63(4):6-10.

Hendrickson RL, Huebner CE, Riedy C.A. Readability of pediatric health materials for preventive dental care. BMC Oral Health. 2006;6:1-9.

Lee JY, Rozier RG, Lee SY, Bender D, Ruiz RE. Development of a word recognition instrument to test health literacy in dentistry: the REALD-30–a brief communication. J Public Health Dent. 2007;67(2):94-8.

Lima LCM, Neves ETB, Dutra LC, Firmino RT, Araújo LJS, Paiva SM et al. Psychometric properties of the Breald-30 for adolescents. Rev Saúde Pública. 2019;53:53.

Perry EL. Health literacy in adolescents: integrative review. J Spec Pediatr Nurs. 2014;19(3):210-8.

Almeida KMV, Toye C, Silveira LVA, Slatyer S, Hill K, Jacinto AF. Assessment of functional health literacy in Brazilian carers of older people. Dement Neuropsychol. 2019;13(2):180-6.

Firmino RT, Ferreira FM, Paiva SM, Granville-Garcia AF, Fraiz FC, Martins CC. Oral heath literacy and associated oral conditions: a systematic review. J Am Dent Assoc. 2017;148(8):604-13.

Junkes MC, Fraiz FC, Sardenberg F, Lee JY, Paiva SM, Ferreira FM. Validity and reliability of the Brazilian Version of the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry – BREALD-30. PLoS One. 2015;10(7):e0131600.

Lobbezoo F, Ahlberg J, Raphael KG, Wetselaar P, Glaros AG, Kat T, et al. International consensus on the assessment of bruxism: report of a work in progress. J Oral Rehabil. 2018;45:837-44.

Pontes LS, Prietsch SOM. Bruxismo do sono: estudo de base populacional em pessoas com 18 anos ou mais na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Rev Bras Epidemiol. 2019;22:E190038.

Prado IM, Abreu LG, Silveira KS, Auad SM, Paiva SM, Manfredini D, et al. Study of associated factors with probable sleep bruxism among adolescents. J Clin Sleep Med. 2018;14(8):1369-76.

Emodi Perlman A, Lobbezoo F, Zar A, Friedman Rubin, P, van Selms MKA, Winocur E. Self-reported bruxism and associated factors in Israeli adolescents. J Oral Rehabil, 2016;43(6):443-50.

Sousa DIT. Associação entre cronotipo, bruxismo do sono auto-referido e bruxismo da vigília entre alunos de medicina dentária-amostra do centro português de um estudo multicêntrico internacional [tese]. Coimbra: Universidade de Coimbra; 2017.

Alqudah M, Cowin L, George LA, Johnson M. Child fever management: a comparative study of Australian parents with limited and functional health literacy. Nurs Health Sci. 2018;21(2):157-63.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Homepage na Internet]. Brasília: MEC; [acesso em 2021 Fev 09]. Resultados finais do Censo Escolar 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula

Vilella KD, Assunção LRS, Junkes MC, Menezes JVNB, Fraiz FC, Ferreira FM. Training and calibration of interviewers for oral health literacy using the BREALD-30 in epidemiological studies. Braz Oral Res. 2016;30(1):1-7.

Vichayanrat T, Sittipasoppon T, Rujiraphan T, Meeprasert N, Kaveepansakol P, Atamasirikun Y. Oral health literacy among mothers of pre-school children. M Dent J. 2014;34(3):243-52.

Haridas R, Supreetha S, Ajagannanavar SL, Tikare S, Maliyil MJ, Kalappa AA. Oral health literacy and oral health status among adults attending Dental College Hospital in India. J Int Oral Health. 2014;6(6):61-6.

Nery NG, Jordão LMR, Freire MCM. Ambiente escolar e promoção de saúde bucal: a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Rev Saúde Pública. 2019;53:93.

Iosif, RMG. A qualidade da educação na escola pública e o comportamento da cidadania global emancipada: implicações para a situação da pobreza e desigualdade no Brasil [Tese]. Brasília: Universidade de Brasília; 2007.

Reda SM, Kroisa J, Reda SF, Thomsonb WM, Schwendicke F. The impact of demographic, health-related and social factors on dental services utilization: systematic review and meta-analysis. J Dent. 2018;75:1-6.

Bridges SM, Parthasarathy DS, Wong HM, Yiu CK, Au TK, Mcgrath CP. The relationship between caregiver functional oral health literacy and child oral health status. Patient Educ Couns. 2014;94(3):411-6.

Dewalt DA, Dilling MH, Rosenthal MS, Pignone MP. Low parental literacy is associated with worse asthma care measures in children. Ambul Pediatr. 2007;7(1):25-31.

Sanzone LA, Lee JY, Divaris K, Dewalt D, Baker AD, Vann JrW. A cross sectional study examining social desirability bias in caregivers reporting of children’s oral health behaviors. BMC Oral Health. 2013;13:1-9.

Vann WFJr, Divaris K, Gizlice Z, Baker AD, Lee JY. Caregiver’s health literacy and their children’s oral-health-related expenditures. J Dent Res. 2013;92 Suppl 7:S55-62.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Lima, L. C. M. de, Bernardino, V. M. M. ., Neves, Érick T. B., Serra-Negra, J. M. C. ., Ferreira, F. de M., Paiva, S. M. ., & Granville-Garcia, . A. F. . (2022). Associação entre o alfabetismo funcional e o reconhecimento da palavra bruxismo em adolescentes. Arquivos Em Odontologia, 57, 218–228. https://doi.org/10.35699/2178-1990.2021.29679

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>