Avaliação da eficácia de uma atividade educativo-preventiva com pré-escolares

estudo piloto de um ensaio clínico randomizado

Autores

  • Débora Magalhães Barreto Cirurgiã dentista Autor
  • Saul Martins Paiva Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Maria Letícia Ramos-Jorge Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Autor
  • Meire Coelho Ferreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Autor

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2013.49.3.02

Palavras-chave:

Assistência odontológica para crianças, Índice de placa dentária, Índice periodontal

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia de uma atividade educativo-preventiva em saúde bucal com pré-escolares.

Materiais e Métodos: Trinta e oito crianças, entre 3 e 5 anos, foram, aleatoriamente, designadas para um dos dois grupos: experimental (E) e controle (C). Índice de placa visível inicial (IPV inicial), de sangramento gengival inicial (ISG inicial), e ceo-d foram determinados, e um questionário foi preenchido pelos pais. As crianças do grupo E participaram de atividade educativo-preventiva (AEP) e as do grupo C não participaram de AEP. A AEP contemplou educação em saúde bucal e escovação supervisionada. Os desfechos índice de placa visível final (IPV final) e índice de sangramento gengival final (ISG final) foram medidos após a 4ª semana do estudo. Estatística descritiva e inferencial foi realizada, considerando o nível de significância de 5%. A magnitude de efeito foi calculada para comparação de grupos e de momentos distintos.

Resultados: Houve uma diferença significativa entre os grupos C e E para placa visível e sangramento gengival final (p = 0,005; 0,004, respectivamente), o que foi confirmado por uma magnitude de efeito elevada para placa visível final. Diminuição significativa para placa visível foi observada ao final do estudo para o grupo E (p = 0,001), confirmado por uma magnitude de efeito elevada. Para o grupo C houve um aumento significativo de placa visível e sangramento gengival ao final do estudo (p < 0,001; p = 0,043, respectivamente).

Conclusão: A atividade educativo-preventiva na escola mostrou ser eficaz na redução da placa visível e do sangramento gengival. No entanto, reforços motivacionais em base regular devem ser realizados objetivando a manutenção da saúde bucal obtida. A participação dos pais, além de reforçar o trabalho realizado junto às crianças, permitirá que todo o núcleo familiar seja favorecido com as ações.

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Publicado

2016-06-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação da eficácia de uma atividade educativo-preventiva com pré-escolares: estudo piloto de um ensaio clínico randomizado. (2016). Arquivos Em Odontologia, 49(3). https://doi.org/10.7308/aodontol/2013.49.3.02

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