Análise comparativa dos índices de vegetação NDVI, SAVI, RATIO E IAF para identificação de queimadas
Palavras-chave:
Imagens de satélite, Plataformas orbitais, Sensoriamento remotoResumo
O ato de queimar a vegetação é tido como um meio eficaz e de baixo custo para a abertura de novas áreas para cultivo. No entanto, a longo prazo esse método não é sustentável e pode causar danos irreversíveis ao local, como a extinção de espécies endêmicas, degradação do solo e de recursos hídricos. A presente pesquisa foi realizada com imagens do Parque Estadual Lapa Grande (PELG), no município de Montes Claros/MG. Foram selecionadas duas cenas do satélite LANDSAT-8, referentes aos dias 29/09 e 15/10 de 2014, antes e depois dos eventos de queimada, respectivamente. A correção atmosférica foi realizada segundo a metodologia de Tizado (2014). Após o pré-processamento das cenas, foram geradas imagens dos índices de vegetação NDVI, SAVI, RATIO e IAF. A partir disso, identificou-se o padrão de resposta das cicatrizes de queimada na imagem gerada por cada índice. Foram criadas 5 categorias, queimada severa (QS), queimada moderada (QM), queimada leve (QL), mata seca (MS) e outros tipos de vegetação (MV). Estas categorias foram associadas às áreas correspondentes nas imagens através do fatiamento das mesmas. A quantificação da área queimada foi feita através da Medida de Classes, onde todos os índices apresentaram bom desempenho na identificação das cicatrizes de queimada. A maior limitação dos índices NDVI, IAF e SAVI foi a identificação de falsos positivos. O RATIO foi o índice que apresentou menor identificação de falsos positivos, sendo o mais adequado para trabalhar em regiões com perfil topográfico irregular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.