Avaliação do consumo de alimentos saudáveis por crianças na primeira infância

Autores

  • Lilian Ferreira Neves
  • Grayce Laiz Lima Silveira Durães
  • Wanessa Casteluber Lopes

Palavras-chave:

Primeira infância. Alimentação saudável.

Resumo

Objetivou-se neste trabalho avaliar e quantificar o consumo de frutas, legu­mes e verduras, além de leite, carne e feijão por crianças frequentadoras de creches públicas em Montes Claros, MG. O Ministério da Saúde estabelece 3 a 4 porções de frutas, legumes/verduras, três porções diárias para leite, duas porções de carne, e uma porção de feijão, fornecendo assim a quantidade essencial destes nutrientes pertinentes nesta faixa etária.

A população do estudo foi composta por 304 crianças de ambos os gêneros, com faixa etária de 24 a 36 meses, que foram autorizadas pelos responsáveis a participarem da pesquisa, os quais assinaram o termo de consentimento informado livre e esclarecido. Foi avaliada a quantidade de legumes, verduras e frutas ingeridos pelas crianças, qual frequência são utilizados, se houve ingestão de verdura, frutas, legumes pelas crianças no dia anterior à pesquisa. Em relação às crianças estudadas, predominou o gênero masculino (56%). Observou-se que apenas 11% das crianças ingeriam legumes-verduras diariamente, 75% consumiam frutas, e 34% tomavam 3 copos de leite por dia. Notou-se consumo quase universal da comida da família (90%), a qual consumia diariamente feijão e carne. Verificou-se que a população estudada ingeria quantidade inadequada de leite, frutas e legumes-verduras estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Neves, L. F., Durães, G. L. L. S., & Lopes, W. C. (2015). Avaliação do consumo de alimentos saudáveis por crianças na primeira infância. Caderno De Ciências Agrárias, 7(2), 17–22. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2837

Edição

Seção

Resumos expandidos- I SIMEALI- UFMG
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)