Avaliação do consumo de alimentos saudáveis por crianças na primeira infância
Palavras-chave:
Primeira infância. Alimentação saudável.Resumo
Objetivou-se neste trabalho avaliar e quantificar o consumo de frutas, legumes e verduras, além de leite, carne e feijão por crianças frequentadoras de creches públicas em Montes Claros, MG. O Ministério da Saúde estabelece 3 a 4 porções de frutas, legumes/verduras, três porções diárias para leite, duas porções de carne, e uma porção de feijão, fornecendo assim a quantidade essencial destes nutrientes pertinentes nesta faixa etária.
A população do estudo foi composta por 304 crianças de ambos os gêneros, com faixa etária de 24 a 36 meses, que foram autorizadas pelos responsáveis a participarem da pesquisa, os quais assinaram o termo de consentimento informado livre e esclarecido. Foi avaliada a quantidade de legumes, verduras e frutas ingeridos pelas crianças, qual frequência são utilizados, se houve ingestão de verdura, frutas, legumes pelas crianças no dia anterior à pesquisa. Em relação às crianças estudadas, predominou o gênero masculino (56%). Observou-se que apenas 11% das crianças ingeriam legumes-verduras diariamente, 75% consumiam frutas, e 34% tomavam 3 copos de leite por dia. Notou-se consumo quase universal da comida da família (90%), a qual consumia diariamente feijão e carne. Verificou-se que a população estudada ingeria quantidade inadequada de leite, frutas e legumes-verduras estabelecido pelo Ministério da Saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.