Hábitos alimentares: Sua influência no índice de massa corporal (IMC) em portadores de Síndrome de Down
Palavras-chave:
Síndrome de Down. Educação nutricional. Alimentação.Resumo
A Síndrome de Down (SD) consiste em um determinismo genético, definido pelo excesso do cromossomo de número 21, o que determina suas características específicas como o fenótipo, a hipotonia e o comprometimento intelectual. Neste estudo objetivou-se avaliar os hábitos sobre alimentação e nutrição, e o índice de massa corporal (IMC) em 105 alunos com SD matriculados na Fundação Educacional Clarice Albuquerque de Montes Claros, Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa experimental-intervencionista com perfil longitudinal prospectivo. A pesquisa foi realizada em cinco dias consecutivos, durante o horário de aula, nos turnos matutino e vespertino, envolvendo três etapas: motivação, exibição de vídeo e atividade lúdica. Utilizou- se como instrumento de avaliação um questionário estruturado. As intervenções permitiram verificar que os indivíduos com SD demonstram desejo de comer alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcares e uma forte compulsão alimentar, pois tendem a comer sem saber quando parar, sendo comportamento próprio desses indivíduos. O presente estudo demonstrou, a partir da educação nutricional, avanços significativos relacionados à nutrição e escolhas de alimentos saudáveis envolvendo alunos portadores da SD.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.