Uso de polinómios segmentados do tipo b na modelagem da curva de crescimento em codornas de corte
Keywords:
Coturnix coturnix. Modelo de Gompertz. Peso corporal. SplineAbstract
O objetivo neste trabalho foi descrever a curva de crescimento de codornas de corte por meio de modelos Splines, e comparar os resultados com o modelo não linear de Gompertz. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizado um banco de dados de codornas de corte (Coturnix coturnix) do programa de Melhoramento de Aves da Universidade Federal de Viçosa, com 10 gerações de dois grupos genéticos (UFV1 e UFV2), sendo 6.724 animais da UFV1 e 6.539 da UFV2. Os dados de pesos foram coletados semanalmente, do nascimento aos 42 dias, totalizando em sete medidas de peso corporal por animal. A análise dos dados foi feita no programa SAS® 9.4.e os critérios para a escolha do melhor modelo de ajuste foram: critério de informação de Akaike (AIC), critério de informação bayesiano de Schwarz (BIC), coeficiente de determinação ajustado (R2aj), coeficiente de determinação (R2), porcentagem de convergência (C%) e o quadrado médio do erro de predição (MEP). O modelo que mais se ajustou aos dados para descrição da curva de crescimento das linhagens foi o de Gompertz. As fêmeas da linhagem UFV1 e UFV2 obtiveram R2 de 99,55% e 99,56%, R2aj de 99,33% e 99,34%, MEP de 76,12 e 79,08, convergência igual a 99,97 e 100%, BIC igual a 45,83 e 45,87 e AIC de 46,00 e 46,03, respectivamente. Para os machos da linhagem UFV1 e da UFV2, o modelo de Gompertz foi o melhor modelo de ajuste. Portanto, recomenda-se o modelo de Gompertz para o ajuste de curvas de crescimento em ambas as linhagens, para ambos os sexos.Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The Copyright for articles published in this journal follow authorship. The articles are open access, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
The journal reserves the right to make regulatory, orthographic and grammatical changes in the originals, with the aim of maintaining the standard language and the credibility of the vehicle. It will respect, however, the writing style of the authors.
Changes, corrections or suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, when necessary. In such cases, the articles, once appropriate, should be submitted for further consideration.
The opinions issued by the authors of the articles are their sole responsibility.


