Instruções para autores
As Normas, procedimentos gerais e especificações especiais sobre o Caderno de Ciências Agrárias são apresentados nesta seção.
INFORMAÇÕES SOBRE O PREPARO DOS MANUSCRITOS
1 DIGITAÇÃO
Deve-se usar a última versão do Word. Fonte Time New Roman. Tamanho 12. Espaçamento 1,5. Justificado. Papel A4. Todas as margens 2 cm. Recuo parágrafo 1 cm. Páginas numeradas na parte inferior direita. Todas as linhas numeradas sequencialmente na versão para avaliação. Os artigos originais devem ser apresentadas em no máximo 15 páginas e as Comunicações Cientificas em no máximo oito páginas. Máximo de 2,0 MB.
2 AUTORIA
Na versão para avaliação deve-se retirar os nomes dos autores do texto. Após aprovação os autores serão incluídos. No entanto, somente os autores registrados no momento do envio do artigo pela plataforma OJS poderão ser incluídos na versão para publicação. Todos os autores devem incluir o ORCID (informações para criar o orcid estão disponíveis em : https://orcid.org/signin . O número máximo é de DEZ autores. Deve-se anexar a Declaração de autoria e de ausência de conflito de interesse assinadas por cada autor. Este é requisito obrigatorio para a submissão dos manuscritos.
Todos os autores deverão ser incluidos no metadados de envio dos artigos, preenchendo os dados solicitados e inclusive autorizar o acesso ao ORCID.
Informações sobre o que se consdera como autoria poderão ser obtidas em:
https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf
https://publicationethics.org/
3 ESTRUTURA DO TEXTO
a) Título e subtítulo (se houver)
Em negrito. Centralizado. Nome científico só para espécies desconhecidas.
b) Resumo
A palavra Resumo é alinhado à esquerda e em negrito. Texto justificado. Mínimo de 140 e máximo de 250 palavras. Não contem citações. Deve apresentar objetivo, metodologia, resultados/discussão e conclusão.
c) Palavras-chave
Justificadas. Máximo de três a cinco palavras. Separadas por ponto. Evitar palavras do título. Para textos redigidos em português ou espanhol, a versão final deverá apresentar Palavras-chave. Para textos redigidos em Inglês, a versão final deverá apresentar Keywords.
Os itens Titulo, Resumo e Palavras-chave deverão ser apresentados em portugues e inglês, na mesma sequência.
d) Introdução
O título da seção introdução é alinhada à esquerda e em negrito. Deve-se fazer exposição breve do tema, do problema da pesquisa e relacionando à literatura consultada. Pode conter citações. Objetivos no último parágrafo da introdução.
e) Material e métodos
O título da seção material e métodos são alinhadas à esquerda e em negrito. Itens e subitens alinhados à esquerda. Negrito. Descrever o material e métodos desenvolvidos. Indicação breve das temáticas e processos. Deve conter citações. Apresentar Análises estatísticas. Números e códigos de processos e comitês de aprovação com humanos ou animais.
f) Resultados e discussão
O título da seção resultados e discussão são alinhadas à esquerda e em negrito. Apresentar os resultados em Tabelas e Figuras. A discussão dos resultados deve ser embasada na literatura científica.
g) Conclusão
O título da seção conclusão é alinhada à esquerda e em negrito. Usar o presente do indicativo. Apresentar a resposta ao problema proposto na Introdução. Destacar as conclusões fundamentadas e sustentadas pela Discussão.
h) Agradecimentos (opcional)
A palavra Agradecimentos é alinhada à esquerda e em negrito. Agradecer pessoas e ou entidades relacionadas ao trabalho com a forma de contribuição.
i) Financiamento (opcional)
Deve-se citar as agências de financiamento que participaram da pesquisa.
j) Aprovação do Comitê de Ética
A expressão aprovação do Comitê de Ética é alinhada à esquerda e em negrito. Citar a aprovação da pesquisa pelos Comitês de Ética da Instituição, com humanos ou animais.
k) Ilustrações e Equações
Nomear ilustrações apenas por Tabelas e/ou Figuras.
l) Recursos linguísticos
Usar unidades de valores de acordo com o sistema internacional de unidades.
m) Siglas e abreviaturas
Definir o significado na primeira vez que citar, após sigla ou abreviatura entre parênteses.
n) Citações
Usar o método autor-data. Sobrenome do autor e o ano de publicação. Texto é documentado ao citar o autor e a data. Citar documento original. Não usar “citado por” ou “Apud”. Citar só obras consultadas. Pode usar o "et al.” Somente nas citações.
Exemplos de citações para auxiliar na elaboração dos manuscritos
o) Referências
O título da seção Referências é alinhado à esquerda e em negrito.
Padrão autor-data. Referências só de material citado. Referenciar todos os autores. Apresenetar Lista completa em ordem alfabética. Recomendado o uso do DOI ou endereços eletrônicos obtidos as referências. Resumir links usando aplicativos próprios. Os autores são responsáveis pela exatidão da suas referências. Referências atualizadas, preferencialmente nos últimos cinco anos. Abreviar só o nome dos autores. Títulos de periódicos por extenso. Não usar caixa alta (letras maiúsculas). Separar autores por ponto-e-vírgula. Não usar (&) nas citações e nem na lista de referências. Não usar grifo ou negrito para destacar qualquer parte da Referência. Usar vírgula para separar o título e o volume do periódico. Separar números de volume do periódico das páginas por dois pontos. Usar os números completos das páginas. Separar os números de página por um traço (-) página inicial e página final. Indicar a edição a partir da primeira edição.
Modelos de Referências ão apresentadas para auxiliar na elaboração dos manuscritos
4 MODELOS DE ILUSTRAÇÕES E EQUAÇÕES
Modelos de ilustrações e equações estão disponíveis para auxiliar na elaboração de manuscritos.- Figuras
São inseridas no texto, próximas ao trecho mencionado. São apresentadas centralizadas na página.
Título centralizado na parte superior com numeração sequencial. Abaixo da ilustração: Legenda, Notas e outras informações pertinentes.
São Figuras:
Gráficos, Fórmulas, Lâminas, Quadros, Figuras, Desenhos, Gravuras, Mapas, Fotografias, etc.
Gráficos gerados em MS Excel. Fotografias em arquivos separados. Figuras em formatos GIF ou JPEG com resolução mínima de 300 dpi. - Tabelas
São inseridas no texto, próximas ao trecho mencionado. São apresentadas centralizadas na página.
Geradas em "Tabela" do Word. Citadas no texto. ítulo centralizado na parte superior com numeração sequencial.
Abaixo da Tabela: Legenda, Notas e outras informações pertinentes. Proibido colar Figuras como sendo Tabelas.
São elabordas em editor de equações (Equation) do Word, alinhadas à esquerda no texto e numeradas e precedidas da sigla “Eq.” entre parênteses. - Equações
(Eq. 13)
Tamanho da fonte:
Inteiro = 12 pt
Subscrito/sobrescrito = 8 pt
Sub-subescrito/sobescrito = 5 pt
Símbolo = 18 pt
Subsímbolo = 14 pt
5 ANÁLISE DOS MANUSCRITOS
A Equipe Editorial analisa os trabalhos antes de submetê-lo ao Comitê Científico. Nessa análise, são considerados aspectos como escopo, apresentação do manuscrito de acordo com as Normas e atendimento aos itens obrigatórios para envio, incluindo o texto com artigo, declarações de autores.
No envio, os autores deverão sugerir no mínimo três avaliadores, informando nome, e-mail, Link para lattes ou Lattes ID e ORCI, conforme modelo.
Os trabalhos rejeitados nessa etapa serão devolvidos aos autores e os demais serão submetidos à avaliação de revisores especialistas da área técnica do manuscrito.
A avaliação é realizada pelo modelo de dupla revisão às cegas (Double blind review). Nessa etapa são adotados critérios , quanto à qualidade do trabalho, relevância, formulação de objetivos de forma exata, clareza da redação, fundamentação teórica, atualização e abrangência da literatura citada, coerência e precisão metodológica, resultados com contribuição científica significativa, discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência da conclusão.
Cada avaliador fará recomendações para o artigo e ainda poderá incluir indicações diretas no texto do artigo avaliado.
Em caso de discordância entre as indicações feitas pelos avaliadores, um terceiro avaliador “ad hoc” será incluído na avaliação.
Os autores receberão o parecer com datas específicas para atender às correções solicitadas, ou com recusa do artigo.
Após conclusão da avaliação e aprovação final, os autores receberão uma cópia de prova para avaliação antes da publicação, que será disponibilizada em fluxo continuo, em ordem de aprovação final.
6 TAXA DE PUBLICAÇÃO
Após a aprovação do trabalho, o autor deverá realizar o pagamento da taxa de publicação do trabalho, no valor de R$ 50,00 (trinta reais) por página diagramada. As Informações para pagamento serão enviadas na ocasião da aprovação da Cópia de Prova do artigo.
7 ACOMPANHAMENTO DA TRAMITAÇÃO DO MANUSCRITO
Qualquer mudança de status do manuscrito submetido e qualquer tipo de decisão serão comunicadas aos autores via e-mail cadastrado no sistema. Porém, cabe ao autor correspondente acompanhar todo o fluxo editorial do manuscrito submetido na plataforma OJS/SEER, uma vez que ele possui a senha para acesso.
8 PLAGIO
O plágio é crime previsto no Código Penal Brasileiro e na Lei 9610/98. O artigo submetido ao Caderno de Ciências Agrárias adota Antiplaglariasm.net para detecção de plágio.