Preparo dos Manuscritos
1- DIGITAÇÃO
Deve-se usar a última versão do Word. Fonte Time New Roman. Tamanho 12. Espaçamento 1,5. Justificado. Papel A4. Todas as margens 2 cm. Recuo parágrafo 1 cm. Páginas numeradas na parte inferior direita. Todas as linhas numeradas sequencialmente na versão para avaliação. Os artigos originais devem ser apresentadas em no máximo 15 páginas e as Comunicações Cientificas em no máximo oito páginas. Máximo de 2,0 MB.
2-AUTORIA
Na versão para avaliação deve-se retirar os nomes dos autores do texto. Após aprovação os autores serão incluídos. No entanto, somente os autores registrados no momento do envio do artigo pela plataforma OJS poderão ser incluídos na versão para publicação. Todos os autores devem incluir o ORCID (informações para criar o orcid estão disponíveis em : https://orcid.org/signin . O número máximo é de DEZ autores. Deve-se anexar a Declaração de autoria e de ausência de conflito de interesse assinadas por cada autor. Este é requisito obrigatorio para a submissão dos manuscritos.
Todos os autores deverão ser incluidos no metadados de envio dos artigos, preenchendo os dados solicitados e inclusive autorzar o acesso ao ORCID.
Informações sobre o que se consdera como autoria poderão ser obtidas em:
https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf
https://publicationethics.org/
3. ESTRUTURA DO TEXTO
a) Título e subtítulo (se houver)
Em negrito. Centralizado. Nome científico só para espécies desconhecidas.
b) Resumo
A palavraResumoalinhado à esquerda e em negrito. Texto justificado. Mínimo de 140 e máximo de 250 palavras. Não contem citações. Deve apresentar objetivo, metodologia, resultados/discussão e conclusão.
c) Palavras-chave
Justificadas. Máximo de três a cinco palavras. Separadas por ponto. Evitar palavras do título. Para textos redigidos em português ou espanhol, a versão final deverá apresentar Key words. Para textos redigidos em Inglês, a versão final deverá apresentar Palavras-chave.
Os itens Titulo,Resumo e Palavras chaves deverão ser apresentados em portugues e inglês, na mesma sequência.
d) Introdução
A palavraIntrodução é alinhada à esquerda e em negrito. Deve-se fazer exposição breve do tema, do problema da pesquisa e relacionando à literatura consultada. Pode conter citações. Objetivos no último parágrafo da introdução.
e) Material e métodos
As palavras Material e métodos são alinhadas à esquerda e em negrito. Itens e subitens alinhados à esquerda. Negrito. Descrever o material e métodos desenvolvidos. Indicação breve das temáticas e processos. Deve conter citações. Apresentar Análises estatísticas. Números e códigos de processos e comitês de aprovação com humanos ou animais.
f) Resultados e discussão
As palavras Resultados e discussão são alinhadas à esquerda e em negrito. Apresentar os resultados em Tabelas e Figuras. A discussão dos resultados deve ser embasada na literatura científica.
g) Conclusão
A palavra Conclusão é alinhada à esquerda e em negrito. Usar o presente do indicativo. Apresentar a resposta ao problema proposto na Introdução. Destacar as conclusões fundamentadas e sustentadas pela Discussão.
h) Agradecimentos(Opcional)
A palavra Agradecimentos é alinhada à esquerda e em negrito. Agradecer pessoas e ou entidades relacionadas ao trabalho com a forma de contribuição.
i) Financiamento(Opcional)
A palavra Agradecimentos é alinhada à esquerda e em negrito. Deve-se citar as agências de financiamento que participaram da pesquisa.
j) Aprovação do Comitê de Ética
As palavras Aprovação do Comitê de Ética são alinhadas à esquerda e em negrito. Alinhado à esquerda. Negrito. Citar a aprovação da pesquisa pelos Comitês de Ética da Instituição, com humanos ou animais.
k) Ilustrações e Equações
Nomear ilustrações apenas por Tabelas e/ou Figuras.
São inseridas no texto, próximas ao trecho mencionado. São apresentadas centralizadas na página.
Título centralizado na parte superior com numeração sequencial. Abaixo da ilustração: Legenda, Notas e outras informações pertinentes.
São Figuras:
Gráficos, Fórmulas, Lâminas, Quadros, Figuras, Desenhos, Gravuras, Mapas, Fotografias, etc.
Gráficos gerados em MS Excel. Fotografias em arquivos separados. Figuras em formatos GIF ou JPEG com resolução mínima de 300 dpi.
São inseridas no texto, próximas ao trecho mencionado. São apresentadas centralizadas na página.
Geradas em "Tabela" do Word. Citadas no texto. ítulo centralizado na parte superior com numeração sequencial.
Abaixo da Tabela: Legenda, Notas e outras informações pertinentes. Proibido colar Figuras como sendo Tabelas.
- Equações (Modelos clique aqui)
São elabordas em editor de equações (Equation) do Word, alinhadas à esquerda no texto e numeradas e precedidas da sigla “Eq.” entre parênteses.
(Eq. 13)
Padrão de tamanho:
Inteiro = 12 pt
Subscrito/sobrescrito = 8 pt
Sub-subescrito/sobescrito = 5 pt
Símbolo = 18 pt
Subsímbolo = 14 pt
l-Recursos linguísticos
Usar unidades de valores de acordo com o sistema internacional de unidades.
m-Siglas e abreviaturas
Definir o significado na primeira vez que citar, após sigla ou abreviatura entre parênteses.
n-Citações (Exemplos de citações)
Usar o método autor-data. Sobrenome do autor e o ano de publicação. Texto é documentado ao citar o autor e a data. Citar documento original. Não usar “citado por” ou “Apud”. Citar só obras consultadas. Pode usar o "et al.” Somente nas citações.
o-Referências (Modelos de Referências )
A palavra Referências é alinhadas à esquerda e em negrito.
Padrão autor-data. Referências só de material citado.
Referenciar todos os autores. Apresentar Lista completa em ordem alfabética. Recomendado o uso do DOI ou endereços eletronicos obtidos as referências. Resumir links usando aplicativos próprios.
Os autores são responsáveis pela exatidão da suas referências.
Referências atualizadas, preferencialmente nos últimos cinco anos.
Abreviar só o nome dos autores. Títulos de periódicos por extenso. Não usar caixa alta (letras maiúsculas).
Separar autores por ponto-e-vírgula. Não usar (&) nas citações e nem na lista de referências.
Não usar grifo ou negrito para destacar qualquer parte da Referência.
Usar vírgula para separar o título e o volume do periódico.
Separar números de volume do periódico das páginas por dois pontos.
Usar os números completos das páginas.
Separar os números de página por um traço (-) página inicial e página final.
Indicar a edição a partir da primeira edição.