Prática docente na escola de 1º grau: interesses, conflitos e possibilidades de mudança

Autores

  • Maria Inês de Matos Coelho

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O presente estudo, de natureza exploratória, analisa a maneira como a prática docente no 1º grau envolve conflitos, contradições e articulação de diferentes interesses. Três etapas constituíram a pesquisa: (1) levantamento de práticas docentes, através de entrevistas livres com dois professores; (2) estudo de caso com quatro professores de 1ª a 4ª série e (3) ampliação de estudo de caso com vinte professores de 1ª a 8ª série, com diferentes níveis de formação e tempo de experiência em magistério, todos atuando em escolas de periferia urbana. Utilizou-se a entrevista com roteiro em duas partes: (a) práticas que o docente se propõe realizar e (b) situações em classe, para indicar a prática a ser adotada.Para fins analíticos, as práticas docentes foram classificadas considerando as relações entre interesses, conhecimento e pesquisa propostas por HABERMAS (1982) e aplicadas por MC DONALDO (1975) ao desenvolvimento curricular. A prática pedagógica distingue-se, então, neste estudo, em prática linear relacionada ao interesse técnico ou de controle, prática circular ou de interação vinculada ao interesse prático ou de consenso e prática dialógica orientada pelo interesse crítico-emancipador. 

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prática docente na escola de 1º grau: interesses, conflitos e possibilidades de mudança . (2023). Educação Em Revista , 2(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45341

Artigos Semelhantes

11-20 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.