A Educação de surdos no século XIX e a circulação da língua de sinais no Imperial Instituto de surdos-mudos
Palavras-chave:
Educação de surdos, Império do Brasil, Língua de SinaisResumo
Este artigo objetiva compreender a educação de surdos no século XIX e como se dava acirculação da língua de sinais no Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no referido período. O Imperial
Instituto de Surdos-Mudos foi fundado em 1857 para a educação de surdos no Brasil e para um
trabalho de reabilitação. O estudo empreendido trata-se de uma pesquisa3
documental e bibliográfica de
natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada em fontes primárias, tais como: Relatórios dos
Ministros e Secretários de Estado dos Negócios do Império e Relatórios dos diretores do Imperial
Instituto dos Surdos-Mudos. Como resultados, encontramos evidências de que a língua de sinais
circulava na instituição e estava presente nas relações que se estabeleciam entre professores e alunos.
Entretanto, tal língua não aparecia no currículo prescrito da instituição, em função do oralismo
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.