A Educação de surdos no século XIX e a circulação da língua de sinais no Imperial Instituto de surdos-mudos

Autores

  • ANGÉLICA NIERO MENDES DOS SANTOS Universidade de São Paulo
  • CÁSSIA GECIAUSKAS SOFIATO Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Educação de surdos, Império do Brasil, Língua de Sinais

Resumo

   

  Este artigo objetiva compreender a educação de surdos no século XIX e como se dava a
circulação da língua de sinais no Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no referido período. O Imperial
Instituto de Surdos-Mudos foi fundado em 1857 para a educação de surdos no Brasil e para um
trabalho de reabilitação. O estudo empreendido trata-se de uma pesquisa3
documental e bibliográfica de
natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada em fontes primárias, tais como: Relatórios dos
Ministros e Secretários de Estado dos Negócios do Império e Relatórios dos diretores do Imperial
Instituto dos Surdos-Mudos. Como resultados, encontramos evidências de que a língua de sinais
circulava na instituição e estava presente nas relações que se estabeleciam entre professores e alunos.
Entretanto, tal língua não aparecia no currículo prescrito da instituição, em função do oralismo

 

Biografia do Autor

  • ANGÉLICA NIERO MENDES DOS SANTOS, Universidade de São Paulo

     

     

  • CÁSSIA GECIAUSKAS SOFIATO, Universidade de São Paulo

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Publicado

23-03-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A Educação de surdos no século XIX e a circulação da língua de sinais no Imperial Instituto de surdos-mudos. edur [Internet]. 23º de março de 2021 [citado 25º de abril de 2025];37(1):14. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/32635

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