Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico
Palavras-chave:
Trabalhadores, Trabalho e Estudo, Educação Superior, Desempenho Acadêmico, Auto-AvaliaçãoResumo
Embora se saiba da elevada prevalência de estudantes universitários trabalhadores tem-se ainda evidências limitadas sobre as características do trabalho que influenciam o seu desempenho acadêmico. Este estudo objetiva identificar as características do trabalho associadas ao desempenho acadêmico de universitários trabalhadores. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2007/2008 com uma amostra de alunos de graduação de uma universidade pública (n=211). Para estimar a associação entre as variáveis explicativas e o desempenho acadêmico, utilizou-se um modelo de regressão logística multivariado. Apresentaram associação positiva com o baixo desempenho acadêmico: o sexo masculino, maior jornada de trabalho e demanda e o baixo controle e apoio social no trabalho. Destaca-se a necessidade de atenção dos alunos e docentes na seleção de ambientes de trabalho/estágio potencialmente favoráveis ao melhor desempenho acadêmico.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.