Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico

Autores

  • Roberta Pereira Niquini Programa de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior da Universidade Gama Filho (UGF); Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/ Fiocruz)
  • Liliane Reis Teixeira Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP/ Fiocruz
  • Clóvis Arlindo de Sousa Central de Cursos de Pós-Graduação da UGF
  • Roberta Nagai-Manelli Stress Research Institute, Stockholm University
  • Andréa Aparecida da Luz Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/ USP).
  • Samantha Lemos Turte Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/ USP).
  • Frida Marina Fischer Departamento de Saúde Ambiental da FSP/ USP.

Palavras-chave:

Trabalhadores, Trabalho e Estudo, Educação Superior, Desempenho Acadêmico, Auto-Avaliação

Resumo

Embora se saiba da elevada prevalência de estudantes universitários trabalhadores tem-se ainda evidências limitadas sobre as características do trabalho que influenciam o seu desempenho acadêmico. Este estudo objetiva identificar as características do trabalho associadas ao desempenho acadêmico de universitários trabalhadores. Trata-se de um estudo transversal realizado em 2007/2008 com uma amostra de alunos de graduação de uma universidade pública (n=211). Para estimar a associação entre as variáveis explicativas e o desempenho acadêmico, utilizou-se um modelo de regressão logística multivariado. Apresentaram associação positiva com o baixo desempenho acadêmico: o sexo masculino, maior jornada de trabalho e demanda e o baixo controle e apoio social no trabalho.   Destaca-se a necessidade de atenção dos alunos e docentes na seleção de ambientes de trabalho/estágio potencialmente favoráveis ao melhor desempenho acadêmico.

Biografia do Autor

  • Roberta Pereira Niquini, Programa de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior da Universidade Gama Filho (UGF); Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/ Fiocruz)

    É Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2007), Mestre e Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP/ Fiocruz e pós-graduada (Lato Sensu) em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho, UGF (2013). Participa do grupo de pesquisa : "Trabalho em turnos e suas repercussões na saúde" (ENSP/Fiocruz) . 

  • Liliane Reis Teixeira, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP/ Fiocruz
    Pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP- FIOCRUZ. Área de investigação: Saúde do trabalhador. Temas de interesse: jovens trabalhadores, trabalho em turnos e noturno e cronobiologia
  • Clóvis Arlindo de Sousa, Central de Cursos de Pós-Graduação da UGF
    Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. Professor de Pós-Graduaçao da UGF. Área de investigação:  Saúde Coletiva, epidemiologia, Gestão de Ensino e Pesquisa.
  • Roberta Nagai-Manelli, Stress Research Institute, Stockholm University
    Pesquisadora do Stress Research Institute, Universidade de Estocolmo, Suecia. Área de investigação: Saúde do Trabalhador. Temas de interesse: jovens adultos, estresse, ciclo viglia sono
  • Andréa Aparecida da Luz, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/ USP).
    Mestre e Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Área de investigação: Sáude do trabalhador.
  • Samantha Lemos Turte, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/ USP).
    Mestre e Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP.  Área de investigação: Saúde do Trabalhador
  • Frida Marina Fischer, Departamento de Saúde Ambiental da FSP/ USP.
    Professora titular do Departamento de Saúde Ambiental, Faculdade Saúde Pública da USP. Área de investigação: Saúde do trabalhador. Temas de interesse: jovens trabalhadores, envelhecimento funcional precoce,trabalho em turnos e noturno.

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico. (2023). Educação Em Revista , 31(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21165

Artigos Semelhantes

1-10 de 438

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.